Netball mira estreia olímpica em Brisbane 2032


A presidente da World Netball, Liz Nicholl, voltou a dizer que o esporte mira seriamente a inclusão como esporte adicional nos Jogos Olímpicos de 2032, que serão realizados em Brisbane.

O esporte nunca esteve presente no programa olímpico, mas em 2021 a World Netball, em conjunto com a Netball Australia, anunciou que iria buscar uma vaga no programa de Brisbane 2032.

Entretanto, o ex vice-presidente do COI, o australiano John Coates, disse que existem duas grandes dificuldades para o esporte: o fato de ser praticado em poucos países em alto nível e de ser um esporte praticado na grande maioria por mulheres.

Ajude o Surto a levar duas correspondentes para Paris-2024, mande um pix para:surtoolimpico@gmail.com

Em entrevista ao site Inside the Games, Nicholl disse que a entidade está trabalhando ativamente para superar esses obstáculos e que em razão da força da Austrália no esporte, Brisbane 2032 é a melhor chance para o netball.

A presidente disse que todo esporte tem a ambição de entrar no Jogos Olímpicos, que é o maior evento multi esportivo do mundo e sempre soube que a chance só apareceria quando os Jogos fossem realizados em um país forte na modalidade, no caso Brisbane é na Austrália, que é uma das forças.

Apesar de fazer parte da Associação dos Jogos Mundiais, o netball não faz parte do evento desde 1993.

Desde Tóquio 2020, os comitê organizadores locais podem escolher esportes e propor ao COI que sejam incluídos no programa olímpico. 

Foto: PA Images

Postar um comentário

To Top