Primeira moção para votação popular sobre a candidatura de Vancouver para ser sede dos Jogos de Inverno em 2030 não avança


Uma moção para que fosse votado sobre a candidatura de Vancouver para ser sede olímpica de inverno em 2030, foi deixada no plenário do conselho da cidade, porém não recebeu apoio necessário para que fosse dado o andamento.

A primeira moção foi encaminhada pela vereadora de Vancouver, Collen Hardwick, para que se realizasse um plebiscito no mês passado, mas Hardwick retirou da agenda para atender as preocupações levantadas pelo prefeito Kennedy Stewart. A alegação de Stewart, é de que o plebiscito violaria um memorando assinado com os líderes das Primeiras Nações que se posicionaram para lidera uma possível candidatura de Vancouver 2030.

O prefeito de Vancouver, conta com grande apoio dos vereadores e a candidatura tem sido impulsionado por um espírito de reconciliação através do esporte, estabelecido pela Comissão de Reconciliação do Canadá.

Hardwick removeu “plebiscito” da redação da moção, e então adicionou o termo “questão de votação”, que será adicionado à célula da eleição municipal em 15 de outubro. A nova moção foi incluída na agenda na terça-feira e aguarda se haverá apoio suficiente para seguir.

Vancouver está propondo a primeira candidatura olímpica liderada por indígenas, para que possa ter o direito de sediar pela segunda vez os jogos em um espaço de 20 anos. O Canadá também recebeu a edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em Calgary 1988 e os Jogos Olímpicos de Verão em Montreal, 1976.

Se os municíoios de Vancouver, Whistler, as quatro Primeiras Nações em conjunto como Comitê Olímpico Canadense (COC), concordarem em progredir com a candidatura, enfrentaram a concorrência de ao menos terão os projetos de Sapporo, no Japão, Salt Lake City, nos Estados Unidos e uma candidatura conjunta de Pirineus-Barcelona para receber a edição olímpica de inverno de 2030.

Não existe uma definição da data do anúncio da sede olímpica por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI). No momento acredita-se que o COI irá escolher a cidade sede para 2030, em uma sessão de todos os membros a ser realizada em Mumbai, Índia, no final do ano.

Foto:  Chung Chow

Código adsense convertido aqui

Postar um comentário

Bem-vindos ao Surto Olímpico!
Bem-vindos ao Surto Olímpico!
To Top