Mais três boxeadores brasileiros garantiram no domingo (27) presença nas semifinais do Campeonato Continental das Américas. Ao todo, o Brasil já chegou a doze pódios de 17 possíveis na competição que está sendo disputada em Guayaquil, no Equador.
Abner Teixeira (+92kg) enfrentou Juan Monsalve, da Colômbia. No primeiro round o colombiano demonstrou muita energia jogando muitos golpes de força em grande volume tentando abafar Abner.
Mais experiente, o brasileiro soube controlar essas ações com bons bloqueios na guarda e muita movimentação de tronco. Depois, utilizou seus jabs com muita rapidez, dominando a longa distância. Seus ataques foram precisos com diretos de esquerda e ganchos no corpo e queixo. O colombiano balançou algumas vezes e perdeu o round por unanimidade.
No segundo round, a luta teve a mesma dinâmica. O colombiano iniciou com muita vontade e força nos golpes, mas Abner com melhor técnica e tática de luta soube controlar todas as ações ofensivas e defensivas do round.
Já no terceiro round, com a vitória garantida na contagem dos pontos, Abner enrolou o colombiano freando seu ímpeto ofensivo e boxeando para trás e para os lados, deixando o tempo rolar para garantir mais uma vitória por unanimidade para o Brasil. Pelas semifinais, Abner lutará na quarta-feira contra o norte americano Joshua Edwards.
Isaias Filho (80kg) encarou o mexicano Irani Arriaga. Na luta, o brasileiro se utilizou de sua refinada técnica para obter o controle da luta do início ao fim. Utilzou seus potentes golpes de direto de esquerda e muita mobilidade nas defesas de tronco e principalmente no Boxe com movimentos laterais
O mexicano tentou diversos golpes fortes, mas na maioria das vezes recebia fortes contra-ataques ou jogava golpes no vazio. Ao final, vitória unânime para o Brasileiro que passou para as semifinais. Isaias encara o canadense Emmanuel Kevin na quarta-feira.
Jhonatan Conceição (71kg) fez excelente luta contra Eduardo Chambers, do Panamá. Venceu todos os rounds de forma clara, com muita precisão em seus ataques com os golpes retos. Em contrapartida, o Panamenho jogava golpes no ar ou na guarda do brasileiro.
Essa foi a dinâmica dos três rounds, já que o Panamenho não conseguiu reverter o jogo tático de movimentação e rapidez do brasileiro. Jhonatan venceu de forma unânime.
Nas semifinais, Jhonatan encara o atleta da casa José Rodriguez, na quarta-feira.
Viviane Pereira (75kg) foi superada pela experiente Atheyna Bylon, do Panamá, que vem de dois ciclos olímpicos e domina neste momento a categoria nas Américas.
Campeã mundial em 2014, Bylon dificultou a vida da brasileira, que tentou buscar o combate durante os três rounds. No entanto, Bylon usou bem a sua maior envergadura e rapidez com domínio das ações ofensivas. A panamenha venceu com clareza os três rounds. Mesmo com a derrota, Viviane garantiu o Bronze para o Brasil, já que era uma luta válida pelas semifinais.
Ronald Ribeiro (54kg), de apenas 19 anos, cruzou com o veterano Jabali Breedy, de Barbados. O primeiro round se iniciou muito equilibrado até que, ao final, Ronald recebeu um golpe contundente que levou o árbitro a abrir a contagem protetora. Ao final do round, o atleta de Barbados venceu de forma unânime.
No segundo round, o Brasileiro correu atrás do placar mas o adversário foi melhor e venceu outra vez o round.
O terceiro round se iniciou muito equilibrado com trocação franca de golpes até que, quando faltava dez segundos para o final, o Brasileiro recebeu um golpe duríssimo e foi ao chão. Guerreiro, Ronald se levantou e voltou ao combate, porém já estava decretada sua derrota.
Temos ao todo onze brasileiros nas semifinais do Continental. Como não há no Boxe a disputa pelo terceiro lugar, temos 12 pódios garantidos. A competição retorna na terça-feira (29).
Foto: Diuvlgação
0 Comentários