Últimas Notícias

Brasil inicia com vitórias na Copa do Mundo de Beach Tennis no Rio de Janeiro

Rafaella Miller e André Baran conversando durante partida da Copa do Mundo de Beach Tennis


A Seleção do Brasil estreou com fácil vitória na noite desta terça-feira na ITF Beach Tennis World Cup, a Copa do Mundo por equipes. Em uma noite fria e com bastante chuva, o time comandado por Alex Mingozzi marcou 3 a 0 sobre o México na quadra central da arena montada no Posto 2 da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O Brasil volta à quadra nesta quarta-feira, às 19h, para enfrentar o Venezuela, com transmissão ao vivo pelo SporTV 3 e da NSports, que também transmite todos os outros confrontos da quadra central.

O time nacional, tricampeão mundial em 2013, 2018 e 2019, largou com vitória da carioca Joana Cortez e da paranaense Marcela Vita sobre Jessica Cortes e Valentina La Bergere por 6/1 6/0. Na dupla masculina, Vinicius Font, 8º do mundo, e Thales Santos, 17º colocado, superaram Jonatan Banos e Luis Osante por 6/1 6/1. Na dupla mista, Rafaella Miller e André Baran, campeões mundiais de mistas em Terracina, na Itália, no mês passado, superaram La Bergere e Banos por 6/0 6/0.

"Desde que o Beach Tennis chegou aqui no Brasil em 2008 no Rio, estar jogando em casa depois de tantos oito anos na Rússia, é a realização de um sonho. Entrar nesse primeiro jogo na estreia do Brasil junto com a Marcela. Todo mundo vem trabalhando muito, com bons resultados todo esse tempo. A gente merecia essa estreia", disse Joana Cortez, uma das precursoras do esporte no país: "Entramos preparadas e focadas, muita chuva o dia inteiro, viemos mais cedo treinar na chuva para nos preparar. 

Não conhecíamos a equipe do México, mas conseguimos jogar com muita calma e tranquilidade, mantendo nossa estratégia para sair com essa vitória".

Com o resultado, o Brasil avança à frente no Grupo B da competição e enfrenta a Venezuela que perdeu da Alemanha por 2 a 1. O time alemão foi comandado pela ex-número 1 do mundo, Maraike Biglmaier. 

A atual nona colocada e a parceira Margarete Pelster marcaram 5/7 6/2 10/4 sobre Patrícia Diaz, terceira do mundo, e Lady Correa. No masculino, os irmãos Manuel e Benjamin Riglstetter derrotaram a dupla de Carlos Vignon e Ramon Guedez, 15º do mundo, por 6/3 6/4 e garantiram o triunfo no confronto. Os venezuelanos venceram nas mistas com Eduardo Garay e Iosune Roncal por um duplo 6/3 garantindo o ponto de honra.


Nesta quarta-feira, o Brasil pode já garantir sua classificação para as quartas de final caso derrote a Venezuela. O confronto pode colocar frente a frente Rafaella Miller, número dois do mundo, e Patrícia Diaz, dupla que vem fazendo sucesso no circuito com o título do Sand Series de Gran Canaria, na Espanha, e a final do Mundial de Dupla Feminina em Terracina. A definição das equipes sai somente até trinta minutos antes do confronto.

Pelo Grupo A, a Itália marcou 3 a 0 diante do Equador e lidera a chave com a França em segundo lugar. O time europeu passou pelo Japão por 2 a 1 de virada. Os italianos são os maiores campeões com quatro títulos mundiais e tentam recuperar a caneco que não vem desde 2017.


No Grupo C, a Espanha marcou 3 a 0 contra Curaçao com destaque para Antonio Ramos, quarto do mundo e ex-líder do ranking, que atuou ao lado de Saulo Damasio derrotando Michiel Noordhoek e Nick Rosberg por 6/0 6/1.

Ramos estranhou o dia atípico na capital carioca: “Foi um bom bem difícil por conta do tempo, mas ótimo como resultados. Não é o Rio de Janeiro que todo mundo pensa, mas está bom assim mesmo, esperamos passar logo esse dia e melhorar o tempo nos próximos dias”, apontou Ramos que vem de título do ITF Sand Series de Gran Canaria, na Espanha.

“Temos uma chave ótima, esperamos fazer um grande resultado e quem sabe conseguir uma medalha. As sensações são ótimas, voltei da Gran Canaria ganhando um torneio ótimo. Estamos confiantes, temos uma boa equipe”, seguiu.

A Espanha lidera a chave com o Chile em segundo após vitória contra Portugal por 2 a 1 no confronto que abriu a programação na quadra central.

Pelo Grupo D, a campeã de 2016, a Federação Russa, superou a Bulgária por 3 a 0. Nikita Burmakin, campeão mundial de Dupla Masculina em Terracina, destacou a mudança da equipe após a saída de Sergey Kuptsov, 24º, do mundo: “Tivemos uma mudança inesperada, meu parceiro habitual Sergey Kuptsov não pode vir com problema de saúde, então tivemos que mudar de última hora. Nossa composição de time é nova, não sabemos o que esperar. Esperamos que tenhamos sorte e mostremos um bom nível com esse novo time”, disse Burmakin que atuou ao lado de Nikolay Gurev derrotando Emil Argirov e Dimitar Simeonov por 7/5 6/2. No outro confronto do grupo, Aruba venceu o clássico caribenho contra Porto Rico por 2 a 1.

São 16 países divididos em quatro grupos. Os dois melhores passam às quartas de final que serão realizadas na sexta-feira.


Brasil vence no Juvenil

O time nacional começou com fácil vitória no juvenil sobre a Alemanha por 3 a 0. Vitória Marchezini, 21ª do mundo e de apenas 15 anos, e a parceira Antonia Thompson derrotaram Charlize Hummel e CristinaSchaale por 6/0 6/1. Entre os meninos, Giovanni Cariani e Daniel Mola passaram por Pit Wild e Olivier Schleich por um duplo 6/1. Nas mistas, Cariani e Marchezini superaram Wild e Johnna Bohdjalian por 6/1 6/0. O país encara também a Venezuela pelo Grupo A.

São oito países divididos em dois grupos e os dois melhores vão para as semifinais.

Simultaneamente à competição mundial estão sendo realizados o Circuito Nacional Infantojuvenil, o Circuito Nacional Seniors e Campeonato Brasileiro de Beach Tennis. Os três torneios contampontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

Foto em destaque: Marcello Zambrana

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar