OCA anuncia lista com oito modalidades de eSports que darão medalhas nos Jogos Asiáticos de 2022 - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

OCA anuncia lista com oito modalidades de eSports que darão medalhas nos Jogos Asiáticos de 2022

Compartilhe

O Conselho Olímpico da Ásia (OCA) anunciou nesta quarta-feira (08) a lista com as modalidades de eSports (esportes eletrônicos) que farão parte do programa oficial dos Jogos Asiáticos de 2022, em Hangzhou, na China. Serão oito eventos com distribuição de medalha, incluindo FIFA, League of Legends e PUBG, e outros dois como modalidades de demonstração.

A lista completa de Hangzhou-2022 inclui Arena of Valor, Dota 2, Deam Three Kingdoms, FIFA, HearthStone, League of Legends, PUBG e Street Fighter V como esportes oficiais. Já as disciplinas de AESF Robot Masters-Powered by Migu e AESF VR Sports-Powered by Migu serão as "não-oficiais".

"Esperamos que este anúncio dê a todas as equipes participantes tempo suficiente para se prepararem e se equiparem antes das fases de qualificação. Acredito que fizemos o dever de casa, garantindo um alto nível de competição que promete uma ótima visualização para entusiastas e casuais", disse o diretor-geral da OCA, Husain Al-Musallam, após o anúncio.

Esta será a primeira vez que os Jogos Asiáticos contarão com os esportes eletrônicos como evento valendo medalha. Na última edição do evento, em Jacarta-2018, League of Legends, Arena of Valor, Clash Royale, Pro Evolution Soccer, Hearthstone e StarCraft 2 estiveram presentes no programa, mas como eventos de demonstração, ou seja, sem distribuição de medalha.

Após a boa recepção em 2018, o conselho da OCA decidiu fixar os eSports no programa dos Jogos Asiáticos, decretando isto em uma Assembleia Geral em dezembro de 2020. A entidade deixou a cargo da Federação de Esportes Eletrônicos da Ásia (AESF) a organização dos torneios em Hangzhou-2022, bem como das classificatórias para o megaevento.

Os Jogos Asiáticos acontecerão entre 10 e 25 de setembro de 2022. Além dos eletrônicos, outros 39 esportes fazem parte do programa do evento, incluindo todas as modalidades que integram o programa olímpico, com a exceção ao surfe. O breaking, novidade para Paris 2024, será disputado em Hangzhou, assim como o críquete, que tenta ser incluído em Los Angeles 2028.

O caratê e o beisebol/softbol, que estiveram na Olimpíada de Tóquio mas não estarão presentes em Paris 2024, também serão disputados em Hangzhou. Completam a lista oficial dos Jogos Asiáticos, modalidades não tão familiares ao público brasileiro em eventos multi-esportivos, como ju-jitsu, kabaddi, kurash, patinação sobre rodas, sepak takraw, squash, xadrez e wushu.

Foto de capa: Divulgação/Riot

Nenhum comentário:

Postar um comentário