Últimas Notícias

Leylah Fernandez vence Aryna Sabalenka em três sets e vai à final do US Open


Pela quarta vez na história, o Canadá terá uma representante na final de um Grand Slam na chave de simples. A tenista de 19 anos, Leylah Fernandez (73ª) venceu nesta quinta-feira (9), a belarussa Aryna Sabalenka, atual número 2 do ranking mundial, por 2 sets a 1, com parciais de 7-6 (3), 4-6 e 6-4, e se garantiu na final do US Open.

Fernandez repete os feitos de Eugenie Bouchard (Wimbledon 2014), Milos Raonic (Wimbledon 2016) e Bianca Andreescu (US Open 2019), que foram à final de simples num torneio Grand Slam. Agora, a jovem tenista espera a definição de sua adversária, que poderá ser Emma Raducanu (GBR) ou Maria Sakkari (GRE).



O jogo

Sabalenka começou o jogo com grande atuação, confirmando seus saques com extrema facilidade e sendo muito agressiva no game de saque de Fernandez, conquistando a quebra de serviço e marcando 3-0 no placar em apenas 8 minutos de partida. A força da tenista belarussa no jogo era tão grande, que ela já tinha disparado oito winners nesse período.

No entanto, a partir do quarto game, Fernandez passou a jogar melhor e respondeu bem a forma agressiva em que Sabalenka estava no jogo. A mudança de postura da canadense lhe rendeu um triplo break point no sétimo game. A adversária belarussa até salvou duas oportunidades, mas cometeu uma dupla-falta no 30-40, concretizando a devolução da quebra de serviço por Fernandez.

O equilíbrio no jogo proporcionado pelas tenistas levou a decisão do primeiro set ao tie break. E na primeira virada de lado no desempate, o nervosismo das jogadoras ficou aparente. O placar era de 3 a 3 e cada uma delas teve dois mini breaks em erros não-forçados, o que também demonstrou certa inconsistência nos saques.

Mas após uma dupla-falta de Sabalenka no 5 a 3, Leylah chegou ao triplo set point e fechou a parcial com um saque muito forte, para vencer por 7-6 com 7 a 3 no tie break.

Assim como no primeiro set, Sabalenka começou a segunda parcial com muita força, conquistando uma quebra de serviço ainda no game inaugural. Mas não demorou muito e Fernandez devolveu a quebra e buscou a igualdade no placar.

O jogo seguiu parelho, até que no nono game, Fernandez passou a cometer mais erros, abrindo oportunidades para Sabalenka, que desta vez foi mais decisiva e quebrou o saque da adversária. Com a vantagem garantida, Sabalenka fez um game de serviço com muito mais solidez e fechou a parcial por 6-4, forçando a disputa do terceiro set.

A pressão sentida nos dois lados da quadra nos sets anteriores, deu espaço para games de serviço confirmados com um pouco mais de tranquilidade, sem que houvessem break points cedidos. Até que no sexto game, Fernandez fez devoluções agressivas, aproveitou erros da adversária e quebrou o serviço de Sabalenka, para abrir 4-2.

Porém, a vantagem de Fernandez não durou muito tempo. Sabalenka elevou seu nível de jogo e devolveu a quebra conquistada pela canadense no game anterior, deixando a partida indefinida.

Sacando para ficar no jogo, com 5-4 contra no placar, Sabalenka fez duas duplas-faltas e jogou um backhand para fora. Desta forma, Leylah Fernandez garantiu sua vaga na semifinal do US Open 2021.

Nas estatísticas, o que mais chamou atenção foi a quantidade de pontos “de graça” dados por Sabalenka. Foram 52 erros não-forçados, que não compensaram seus 45 winners disparados. Fernandez por sua vez, efetuou 26 bolas vencedoras e 23 erros.

Foto: Darren Carroll/USTA

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar