Últimas Notícias

Hugo Calderano conquista o título do WTT Star Contender de Doha

Hugo Calderano segura o troféu e sorri para foto


É campeão! Hugo Calderano conquistou na manhã deste sábado (25) o título do WTT Star Contender de Doha, o seu primeiro triunfo no circuito mundial de tênis de mesa. Na final do torneio, o brasileiro, oitavo do ranking mundial, derrotou o esloveno Darko Jorgic, número 25, por 4 sets a 2 (11/5, 6/11, 10/12, 11/9, 11/3 e 11/9).


Foi a primeira competição de Hugo após os Jogos Olímpicos de Tóquio, em que ele já havia conquistado o melhor resultado brasileiro na história da modalidade, ao chegar nas quartas de final. No circuito mundial, Calderano havia alcançado uma final apenas uma vez, em um Aberto Platinum em 2018, coincidentemente disputado também no Catar, e ficou com o vice-campeonato na ocasião.

No WTT Star Contender, Hugo foi cabeça de chave número 2 do torneio. O número 8 do mundo, de 25 anos, fez uma campanha sólida na competição, vencendo quatro jogos antes de chegar na decisão. Poucas horas antes da final, aliás, ele precisou passar pelas semifinal, onde encontrou o inglês Liam Pitchford (15º) e o derrotou em 4 sets a 1, com parciais de 11/2, 11/8, 8/11, 11/5 e 11/9.

Hugo Calderano vibrando

Já na decisão, Calderano teria uma pedreira, o esloveno Darko Jorgic, 25º do ranking. O esloveno está em grande fase e também fez uma ótima campanha na Olimpíada de Tóquio, chegando até as quartas. Ele foi o responsável por derrotar um dos grandes favoritos à medalha no megaevento, o japonês Tomokazu Harimoto

Jorgic, aliás, já havia derrotado o próprio Hugo em março deste ano, na primeira competição WTT Star Contender da temporada, também em Doha. Desta vez, porém, a história foi diferente e o brasileiro saiu vencedor após um jogo muito disputado. Hugo venceu a primeira parcial, sofreu o empate e chegou a ter larga vantagem no terceiro set, mas sofreu a virada. Ele não se abalou e conseguiu vencer as três parciais seguintes para fechar o jogo e sagrar-se campeão.

O jogo

O primeiro set foi de domínio de Hugo. Ele marcou os quatro primeiros pontos e o esloveno até conseguiu empatar, mas o brasileiro deslanchou para fechar em 11-5. A segunda parcial seguiu uma tônica oposta, com domínio de Jorgic, que abriu 9-1 de vantagem. Hugo chegou a encostar em 9-6, mas o esloveno fechou o set em 11-6.

Com o duelo empatado, o terceiro set foi marcado por muito equilíbrio. Jorgic seguiu bem após a vitória na parcial anterior e abriu quatro pontos de vantagem, em 6-2. Hugo, porém, anotou seis pontos seguidos para virar em 8-6. O brasileiro se manteve a frente e chegou a 10-7, com três set points. O esloveno salvou os três e ainda virou o duelo para fechar em 12-10.


O quarto set também foi marcado por um equilíbrio inicial. Com muitos erros de Hugo, Jorgic abriu 6-3 de frente, mas o brasileiro se recuperou, empatou e tomou a dianteira do placar. Após trocações de pontos, o brasileiro levou a melhor nos detalhes finais e fechou a parcial em 11-9.

Tendo o melhor momento no duelo, Calderano foi muito bem no quinto set e dominou a parcial. Ele abriu 6-0 e administrou o placar até fechar em 11-3. Hugo seguiu melhor no sexto set e tomou a frente no placar no início, chegando a ter 8-3. Jorgic se recuperou após pedido de tempo e encostou em 8-7, obrigando o brasileiro a também parar o jogo. Na volta, Calderano foi melhor e fechou em 11-9.

Fotos: Divulgação/ITTF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar