Últimas Notícias

Peruth Chemutai, de Uganda, leva ouro nos 3.000m com obstáculos feminino em Tóquio

Uganda atletismo Olimpíadas Tóquio

A ugandense Peruth Chemutai sagrou-se campeã olímpica nos 3.000m com obstáculos nesta quarta-feira (04), em Tóquio. Com direito a recorde nacional, ela marcou 9:01.45 e faturou a primeira medalha dourada de seu país nesta Olimpíada. A prata foi para Courtney Frerichs, dos Estados Unidos, e o bronze ficou com a queniana Hyvin Kiyeng.  


Chemutai liderou praticamente toda a prova e venceu com mais de três segundos sobre a segunda colocada. Frerichs terminou com 9:04.79. Hiyeng, em terceiro, marcou 9:05.39. A principal favorita ao ouro, a queniana Beatrice Chepkoech, atual campeã mundial, não fez uma boa corrida e terminou na sétima posição, em 9:16.33. 


Além do ugandense, outros três recordes nacionais foram quebrados na prova, com destaque para os 9:14.84 de Marusa Mismas-Zrimsek, da Eslovênia, que terminou em sexto. A britânica Elizabeth Bird anotou 9:19.68 e ficou na nona posição. Já a canadense Genevieve Lalonde, com 9:22.40, terminou na 11ª colocação.


Peruth Chemutai conquistou o primeiro ouro de Uganda nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O país já havia faturado uma prata e um bronze, numa dobradinha nos 10.000m masculino, com Joshua Cheptegei e Jacob Kiplumo. Em toda a história, este é o terceiro ouro - todos vieram do atletismo - e a décima medalha de Uganda.


Foto de capa: Kai Pfaffenbach/REUTERS

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar