Últimas Notícias

Luana Pekelman conquista primeiro título nacional adulto no sabre feminino

Pódio do sabre na etapa do circuito brasileiro de esgrima


Festa na casa da família Pekelman! Luana Pekelman conquistou neste domingo (22) o título da 6ª Etapa do Circuito Brasileiro de Esgrima, disputado em São Paulo, um dia depois do triunfo de seu irmão mais velho Bruno Pekelman na competição masculina. Foi o primeiro título nacional adulto de Luana.

Com 18 anos, a atleta do Pinheiros participou de sua quinta final no circuito nacional, depois de ter alcançado cinco vice-campeonatos em etapas entre 2018 e 2021. Na final, Luana derrotou outra promessa da esgrima brasileira, Pietra Chierighini, de 17 anos, que por sua vez, alcançou sua segunda final. 

Trabalhei muito para conseguir dar o meu melhor nessa competição. Foram treinos e treinos para conseguir a medalha de ouro. Venho trabalhando bastante para mostrar o que venho fazendo na esgrima. O ouro finalmente veio, estou muito feliz


Com o resultado, Luana Pekelman segue na vice-liderança do ranking nacional, se aproximando de Karina Trois, que não participou da etapa por estar com covid-19 e Chierighini, do Paulistano, se isola em terceiro lugar da classificação. 

Luana Pekelman comemora vitória diante de Pietra Chierighini
Luana Pekelman comemora ponto decisivo diante de Pietra Chierighini na final 


Confira como foi a campanha rumo ao título


Luana Pekelman começou muito bem, vencendo com tranquilidade seus seis confrontos de pule, diante de Gabriela Moraes, Luciana Pelucio (5-1), Isabela Chen e Isabela Cunha (5-2), Stephanie Grosche (5-3) e Livia Santana (5-0), passando em primeiro.

Com bye na primeira rodada, ela já estreou nas quartas-de-final, vencendo a campeã cadete Isabela Cunha por 15 a 3. Seu maior trabalho foi diante de Luiza Lee, do Paulistano, a quem venceu na semifinal por 15 a 10. Na final, não deu chances para Pietra Chierighini e venceu por 15-8. 

Pekelman está em ótima fase, tendo alcançado duas finais importantes em julho. Ela foi vice na Etapa do Circuito Nacional, caindo para Karina Trois na final e venceu Chierighini na final do torneio juvenil na mesma etapa. Pekelman e Chierighini nasceram em 2003 e a campeã mostrou que a rivalidade tem seus traços positivos. 

Com certeza é uma rivalidade boa. Nós duas somos da equipe brasileira. Fico bem feliz que a gente possa estar aqui, conseguindo jogar e também se dar muito bem lá fora nas competições e crescer internacionalmente como equipe


Além de Luiza Lee, quem levou o bronze foi Isabela Chen, também do Pinheiros, que curiosamente derrotou sua mãe Andrea Chen, por 15 a 4 nas quartas para garantir a medalha. 

Andrea, por sua vez, havia passado por difíceis 15 a 14 diante de Carla Scalabrin nas oitavas, num confronto de mães da esgrima: Carla é mãe dos campeões do fim-de-semana, Bruno e Luana Pekelman.

Luana Pekelman comemora vitória diante de Luiza Lee
Luana Pekelman comemora vitória diante de Luiza Lee na semifinal 

Ainda na fase de grupos, teve um novo confronto entre as finalistas do torneio cadete disputado no sábado, com resultados inversos: Isabela Chen venceu por 5-3 Isabela Cunha se vingando da final do sabre de cadete do sábado.

O próximo torneio do calendário nacional será o Torneio Nacional Infantil Mestre Pereira (para menores de 11 e 13 anos) e o Torneio Nacional Pré-Cadete (sub-15) a ser disputado no Rio de Janeiro em 4 de setembro. O Campeonato Brasilerio Cadete (sub-17) e Juvenil (sub-20) será em Curitiba, a partir do dia 16 de setembro e o 91º Campeonato Brasileiro adulto será disputado em Porto Alegre, a partir do dia 9 de outubro, encerrando a temporada 2021 da esgrima de elite brasileira.

Fotos: Rosele Sanchotene / Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar