Últimas Notícias

Delegação da Coreia do Sul irá preparar suas próprias comidas em Tóquio


Uma autoridade da Coreia do Sul anunciou nesta segunda-feira (19) que a delegação do país vai preparar suas próprias refeições durante a estadia no Japão para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Além disso, a ideia é filtrar os ingredientes para verificar se os alimentos entraram em contato com radiação, já que partes deles vêm da cidade de Fukushima. A atitude desgasta ainda mais as relações entre Japão e Coreia em mais um episódio ocorrendo no contexto dos Jogos.


No sábado, a delegação coreana teve que retirar uma bandeira com um lema que remontava aos tempos de guerra entre os dois países. Em resposta, dois japoneses ultranacionalistas protestaram em frente a Vila Olímpica no domingo. Nesta segunda, o presidente da Coreia, Moon-Jae-In, confirmou que não vai comparecer na cerimônia de abertura, que acontecerá na próxima sexta (23).


A Coreia do Sul importa um número reduzido de frutos do mar japoneses, com a justificativa de preocupar com a condição do alimento após a explosão do reator nuclear da usina de Fukushima em 2011. 


De acordo com a agência Reuters, um porta-voz do Comitê Olímpico Coreano disse que reservou um hotel perto da Vila Olímpica para preparar e entregar refeições embaladas para seus atletas. Ele também defendeu a atitude afirmando que o país tem seus próprios programas de alimentação em todos os Jogos Olímpicos para seus atletas se sentirem em casa .


A prática de preparar e levar a própria comida não é nova. A delegação dos Estados Unidos fez isso na edição de Pequim-2008. Já em Tóquio, a delegação coreana tem como meta preparar cerca de 400 refeições por dia, tendo seus chefs próprios.


Katsunobu Kato, porta-voz do governo japonês, se recusou a comentar sobre a atitude da Coreia do Sul, mas defendeu a organização afirmando que os organizadores usam ingredientes que atendem aos padrões pedidos pelo país vizinho e que não esconde o local de origem do alimento.


Dez anos após o acidente nuclear que devastou a cidade, Fukushima irá sediar os jogos de beisebol e softbol durante os Jogos. Para demonstrar que a cidade está recuperada, é lá que será realizado o primeiro evento da Olimpíada: a partida de softbol entre Japão e Austrália, às 21h de Brasília, desta terça-feira.


Foto em destaque: Kyodo News

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar