Últimas Notícias

Victoria Vizeu é eliminada por ucraniana pelo segundo dia consecutivo no Mundial Cadete e Juvenil de Esgrima


Uma boa participação na fase de grupos que deixou esperanças quanto a uma caminhada longe na competição de espada cadete teve fim ainda na primeira rodada da eliminatória para Victoria Vizeu. A melhor espadista juvenil do Brasil caiu para a mesma algoz da disputa juvenil na sexta-feira (9), a ucraniana Olexandra Lazarenko - a quem, curiosamente, Vizeu venceu facilmente na poule. 

Clara Amaral e Lucas Busnardo também ficaram na primeira rodada do mata-mata enquanto Carolina Checheliski Nicky Wu caíram nos grupos neste sábado (10), penúltimo dia de competições do Mundial Juvenil e Cadete de Esgrima, disputado no Cairo. O Brasil participa da disputa de espada por equipes em ambos os naipes no encerramento da competição no domingo (11).


Pelo torneio feminino, Victoria Vizeu garantiu a melhor colocação do país no dia, em 33º lugar, enquanto Clara Amaral também passou de fase e terminou em 46º. Carolina Checheliski foi eliminada ainda na fase de poules, sendo a 62ª melhor do torneio. No masculino, apenas Lucas Busnardo passou de fase mas foi derrotado pelo suíço Aurele Favre por 15 a 10 e terminou em 57º lugar. Outro brasileiro na disputa, Nicky Wu, com 15 anos, foi apenas o 91º dentre 91 participantes.

O sorteio não ajudou muito o time brasileiro. Clara Amaral e Victoria Vizeu tiveram chance de se encontrarem na segunda rodada e garantir uma brasileira nas oitavas, mas ambas caíram no primeiro encontro eliminatório. Enquanto Clara Amaral perdeu por 15 a 7 para a sul-coreana Kang Jihyun, uma das principais favoritas e garantida nas quartas de final, a derrota de Vizeu foi mais dolorida.

Ela, principal cabeça do torneio e 10ª melhor da fase de poules, acabou derrotada para a ucraniana Olexandra Lazarenko, no terceiro encontro que ambas tiveram em menos de 24 horas. Na manhã de sexta-feira Lazarenko venceu Vizeu também no Quadro de 64 por 14 a 12 em partida válida pelo mundial juvenil

Curiosamente Vizeu tinha dado a revanche na fase de poules do mundial cadete com uma vitória fácil por 5 a 2. Infelizmente o chaveamento as colocou lado a lado novamente para um segundo confronto no dia e a ucraniana levou mais uma vitória apertada quando mais importou, por 15 a 14 e Vizeu terminou em 33º lugar. Na segunda rodada, vitória de Kang diante de Lazarenko por 15 a 9.

Victoria Vizeu, uma das favoritas ao título no mundial fez uma poule maravilhosa, ganhando cinco confrontos e perdendo apenas um por 5 a 4 para a colombiana Valentina Triana Ceballos. Suas vitórias foram diante da eslovena Lucija Vancek (5 a 1), a austríaca Lena Chevaux (5 a 2), a espanhola Elena Robles (2 a 1),  a suíça Vanie Gogniat (5 a 2), e claro da ucraniana Olexandra Lazarenko (5 a 2).

Clara Amaral avançou em 42º na fase de poules com duas vitórias. Ela derrotou Kristina Fomina, do Cazaquistão (5 a 1) e Yne Roesemann da Namíbia (5 a 0), mas marcou derrotas diante da grega Afroditi Tarenidou (5 a 2), da colombiana Alejandra Piedrahita Gomez (5 a 3) e da lituana Kamila Jonynaite (5 a 4).

Clara Amaral esgrima brasileira



Carolina Checheliski venceu apenas a sul-coreana Han Yoonjung por 5 a 1,e terminou apoenas em 62º, a apenas dois toques de diferença da 59ª e última classificada. Suas quatro derrotas no grupo foram para a finlandesa Moa Lundell e a lituana Monika Narbutaite (ambas por 5 a 4); para a estoniana Dinara Anis (5 a 1) e para a romena Emma Sont (5 a 0), foi eliminada.


Lucas Busnardo teve uma boa poule, vencendo e perdendo três partidas. Suas vitórias foram diante de Jesse Pieper, dos Países Baixos (5 a 4), José Alejandro Zemborian Navajas, da Argentina (5 a 3), e Hovhannes Muradyan, da Arménia (5 a 4). Por outro lado, perdeu para o grego Georgios Mandelos (5 a 2), o turco Yalgin Yeter (5  a 1) e o uzbeque Meyirkhan Timurov (5 a 2).

Já Nicky Wu caiu para o estoniano Erik Tobias (5 a 2), o argelino Mohamed Cherif Kharia (5 a 2), o honconguês Chan Yee Him Caleb (5 a 3), o armênio Alik Navasardyan (5 a 2), o suíço Alban Aebersold (5 a 1) e o sul-coreano Kim Minwook (5 a 0). 

O torneio define seus campeões cadete da espada ainda hoje e o Mundial Juvenil e Cadete de Esgrima termina neste domingo com a prova por equipes juvenil e o Brasil  participará de ambas as provas.

Foto: Augusto Bizzi / Federação Internacional de Esgreima

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar