Oscar Schmidt pode não conseguido uma medalha olímpica, mas pôs seu nome no torneio olímpico de basquete.Oscar disputou sua primeira Olímpiada em 1980 e aos 22 anos, já era o cestinha da seleção brasileira, que ficou em quinto lugar, com média de 24.1 pontos por jogo. Alguns diziam que ele era fominha, mas seu aproveitamento nos arremessos era muito bom, daí o apelido, 'Mão santa'. Nas Olímpiadas de Los Angeles em 84, o Brasil não conseguiu repetir o bom desempenho e ficou apenas na nona posição. Mas Oscar manteve sua boa média de pontos e teve novamente a média de 24.1 pontos por jogo.
Em Seul, veio o auge de Oscar Schmidt. Com atuações incríveis, Oscar virou uma máquina de pontos em mais um quinto lugar no torneio. Oscar conseguiu uma média incrível de 42.3 pontos por jogo! Seu recorde de pontos em uma só partida foi contra a Espanha, quando ele marcou 55 pontos. Nos jogos de Barcelona, Oscar novamente foi o cestinha do torneio, com média de 24.8 pontos por jogos. E o Brasil ficou mais uma vez na quinta colocação.
Oscar Schmidt foi para sua quinta Olimpíada e tinha declarado que seria a sua despedida da seleção.E saiu pela terceira vez consecutiva o cestinha da competição. E dali, Oscar saiu das quadras e entrou para a história dos jogos. Ele é o maior pontuador da história dos jogos, com 1094 pontos, com uma média de 28.8 pontos por jogo. E ele, o porto-riquenho Teófilo Cruz e o australiano Andrew Gaze são os recordistas de participações em Olimpíadas: cinco. Oscar é um gênio das quadras que infelizmente não teve uma medalha olímpica, talvez a única coisa que faltou em seu vasto currículo.
0 Comentários