Últimas Notícias

Coreia do Norte desiste de participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Assembleia Geral do Comitê Olímpico da Coreia do Norte

*Com Wesley Felix

A Coreia do Norte não enviará atletas aos Jogos Olímpicos de Tóquio. A decisão, que havia sido tomada desde o dia 25 de março, após uma Assembleia Geral do Comitê Olímpico nacional, só foi anunciada na noite desta segunda-feira (05), manhã de terça no Oriente, inicialmente pela agência sul-coreana Yonhap e confirmada pelo Ministério dos Esportes norte-coreano. O motivo oficial alegado pelo país asiático foi a prioridade pela segurança de seus atletas em meio à pandemia de coronavírus.


Liderado pelo ministro de esportes Kim II Guk, o encontro em questão foi realizado em forma de video-conferência e teve como objetivo discutir os feitos esportivos do país. Projetos para os próximos cinco anos foram aprovados, com o objetivo de melhorar o desempenho em competições internacionais e promover entusiasmo pela prática esportiva pelo país. A ocasião acabou servindo, porém, para definir o futuro do país em relação aos Jogos de Tóquio. A Olimpíada de Inverno de Pequim-2022 também foi citada, mas nenhuma definição foi tomada.


A desistência da Coreia do Norte é, até agora, a primeira desta edição de Jogos Olímpicos. Há um temor de que um possível "efeito manada" possa suceder a decisão dos norte-coreanos, por conta das incertezas geradas pela Covid-19, mas nenhuma informação é concreta até aqui. O Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda não se manifestou sobre o assunto.


DPRK Korea North Korea boycott 2021 olympics


A última vez em que a Coreia do Norte não esteve presente em uma edição olímpica foi em  1988, quando sua vizinha e rival histórica Coreia do Sul sediou o evento, abrigando as competições na capital Seul. Vale destacar que o anúncio sobre Tóquio da Coreia do Norte veio poucos dias depois do surgimento de especulações de uma possível proposta em conjunto com a Coreia do Sul para sediar os Jogos de 2032, justamente para "superação" dos conflitos entre as duas nações. O país do Norte também tem brigas constantes com o Japão, mas não havia indicado nenhuma possibilidade de boicote anteriormente.


Em suas dez aparições olímpicas de verão, a Coreia do Norte conquistou 56 medalhas, sendo 16 de ouro, 17 de prata e 23 de bronze. Na Rio-2016, foram dois ouros, três pratas e dois bronzes, totalizando sete pódios, com uma delegação de 31 atletas. Para Tóquio-2020, o país asiático já tinha 16 esportistas classificados, em oito esportes diferentes. 


O país de Kim Jong-Un é uma das potências do levantamento de pesos, tendo conquistado quatro medalhas na modalidade no Rio de Janeiro. Para Tóquio, a delegação chegava bem credenciada, já que subiu ao pódio nove vezes no Campeonato Mundial da modalidade em 2019. A nação também esperava obter bons resultados no wrestling e nos saltos ornamentais.


Surte +: Gosta de nosso trabalho? Participe da campanha em prol do jornalismo esportivo independente e Ajude o Surto Olímpico a carimbar sua vaga e estar em Tóquio


Fotos: Ministério do Esporte da Coreia do Norte

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar