Após pesquisa, Comissão de Atletas do COI descarta alterações na regra 50 - Surto Olímpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Após pesquisa, Comissão de Atletas do COI descarta alterações na regra 50

Compartilhe

A Regra 50 da Carta Olímpica, que proíbe atletas de fazerem demonstração politica, não vai ser alterada após uma pesquisa realizada entre mais de 3500 atletas de todo o mundo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (21) pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, em uma coletiva de imprensa após aval da Comissão de Atletas da entidade.


Segundo a pesquisa, que foi iniciada em junho do ano passado e contou com a participação de atletas de 185 comitês olímpicos e 41 modalidades, as oportunidades dos esportistas se manifestarem serão aumentadas, mas as restrições da Regra 50 seguem mantidas. Assim, por exemplo, atitudes como gestos com mãos ou se ajoelhar no pódio estão proibidos.


O COI aprovou as seis sugestões feitas pelo Comitê de Atletas. Cerca de 70% dos atletas não concordam com o uso das cerimônia e do local de disputa para manifestações, enquanto 67% são contra manifestações no pódio. Os atletas podem se manifestar fora das instalações olímpicas, nas zonas mistas ou nas coletivas de imprensa.


Outras recomendações foram usar uniformes com mensagens inclusivas como paz, respeito, solidariedade e igualdade incorporando essa mensagem dentro da Vila Olímpica. Também será permitido levar essas mesmas mensagens durante as cerimônias de abertura e encerramento.


Foto: Reprodução/Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário