Últimas Notícias

Comitê Organizador de Tóquio 2020 define data-limite para definir presença de público na Olimpíada


Com o aumento das especulações se teremos a presença ou não de público nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a presidente do Comitê Organizador, Seiko Hashimoto, disse que uma decisão oficial sobre o assunto será divulgada antes de 25 de março, data que marca o início do revezamento da tocha. Informações sobre a capacidade das arenas de competição serão confirmadas até o fim de abril.


Segundo a chefe, que falou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (03), após reunião com organizadores, a intenção é ter um definição o quanto antes para mostrar à população um plano de contingência com protocolos rígidos contra a Covid-19 para tranquilizá-la, já que a maioria dos habitantes locais tem se mostrado contra a realização dos Jogos até o momento.


"Não é sobre ser difícil ou não (receber estrangeiros), é sobre se levaria a Jogos seguros para os cidadãos japoneses, pois esta é nossa prioridade. Espectadores estrangeiros e nacionais querem ver os Jogos, mas a segurança precisa ser mantida ou a indefinição é um fardo no aspecto mental. Este é um ponto que realmente precisamos levar em consideração", disse Hashimoto.


Mais cedo, antes da reunião envolvendo COI, IPC, governo de Tóquio e governo japonês que sucedeu a coletiva, o jornal local Mainchini havia dito que os organizadores já estavam se preparando para realizar os Jogos apenas com público local, proibindo a entrada de estrangeiros para conter a disseminação do coronavírus durante o megaevento. A decisão oficial, como dito, ainda será anunciada.


A ex-patinadora e ciclista, que participou de sete Olimpíadas durante sua carreira, reiterou que não foi discutida com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Paralímpico Internacional (IPC) sobre permitir a entrada de espectadores estrangeiros vacinados, mas ressalta que essa opção é vista com bons olhos.


"Sobre vacinas, originalmente foi mencionado pelo COI que não será um pré-requisito, mas para segurança do evento uma alta taxa de vacinação seria algo positivo para espectadores e os cidadãos japoneses", disse.


Com a campanha de vacinação ainda em um estágio muito inicial, o Japão deve prorrogar o estado de emergência, que se encerraria no dia 8 de março, por mais duas semanas. Hashimoto se mostrou otimista, mas assegurou que há um plano B casos as restrições forem além de 25 de março.


"A possibilidade de ampliação de duas semanas é algo que estamos cientes. Uma decisão não foi tomada oficialmente. De qualquer forma entregar os Jogos de forma segura são a prioridade. Acreditamos que não seremos afetados se as medidas forem tomadas. Mas estaremos preparadas para alternativas caso nos afetem", concluiu.


Foto: Yuki Yamazaki/AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar