Ane Marcelle dos Santos é campeã do Pré-Olímpico e garante Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Ane Marcelle dos Santos é campeã do Pré-Olímpico e garante Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Compartilhe

O Brasil confirmou neste sábado (27) mais uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. No tiro com arco recurvo feminino, Ane Marcelle dos Santos conquistou o ouro no Pré-Olímpico das Américas, disputado em Monterrey (MEX) em paralelo ao Campeonato Pan-Americano, e garantiu a vaga olímpica de número 199 para o país. A brasileira liderou a fase classificatória e virou confrontos decisivos para enfim ouvir o hino nacional no pódio.


Apesar de Ane Marcelle ter representado, a vaga ainda não é assegurada pela atleta, já que a vaga não é nominal. Ainda não há a confirmação se a brasileira terá que disputar uma seletiva nacional para carimbar o passaporte. No masculino, Marcus D'Almeida já tem a vaga garantida após a prata no Pan de Lima-2019.


Três vagas olímpicas estavam em jogo na competição feminina. Além do Brasil, Canadá e Equador conquistaram a classificação para Tóquio. A canadense Tania Edwards ficou com o bronze ao derrotar a equatoriana Adriana Espinosa no duelo da medalha. Porém, o Equador também levou a vaga já que era apenas uma vaga por país.


Surte +  Nathalie Moellhausen e Felipe Wu conquistam vaga 196 e 197 para o Brasil em Tóquio


Os confrontos da brasileira

A vitória nas quartas foi com muita emoção diante de Florencia Leithold (ARG). Ane Marcelle começou perdendo o confronto por 4-0 (27/24 e 26/25), mas venceu as duas parciais seguintes (28/25 e 28/26) e empatou a disputa. No quinto e último set, empate entre as atletas com três flechas no nove. A brasileira então contou com nervosismo, emoção e um pouco de sorte na flecha de ouro, no desempate. Ane acertou o alvo no limite do nove, enquanto Leithold sentiu a pressão e acertou o sete, avançando a arqueira do Brasil para a semifinal.


Na semi, o duelo da brasileira foi contra Adriana Espinosa, do Equador, em mais uma partida acirrada. Ane abriu 2-0 vencendo o primeiro set por 26/21, mas levou a virada para 4-2 em 25/22 e 26/25 da equatoriana. Entretanto, Ane Marcelle novamente cresceu no momento decisivo, fez 28/23 no quarto set, empatou o confronto e virou na quinta e decisiva parcial, com dois 10 e um 9, chegando à final do torneio qualificatório.



Na final, Ane iniciou com o sarrafo no alto, acertando um dez na primeira flecha. A canadense Stephanie Barrett foi bem mal, acertando um quatro. A brasileira venceu o set por 28/20 e empatou o segundo em 26/26. No terceiro set Ane Marcelle mostrou muita concentração para acertar mais duas vezes o dez e vencer por 29/28, antes de fazer 26/25 e vencer por 7-1. Ouro para a brasileira e vaga mais do que garantida para o Brasil.


Neste domingo (28) ocorrem as finais individuais do Campeonato Pan-Americano.


Surte +  Guilherme Toldo, da esgrima, conquista a vaga 198 do Brasil para Tóquio-2020


Foto em destaque: Divulgação/World Archery

Nenhum comentário:

Postar um comentário