Últimas Notícias

Guilherme Toldo avança no Grand Prix de Florete e garante vaga em Tóquio-2020


O Brasil já tem 198 atletas garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio! O país chegou à marca na manhã desta sexta-feira (26), com a classificação do esgrimista Guilherme Toldo, que conquistou a vaga após chegar à última fase preliminar do Grand Prix de Florete, em Doha (QAT), a última competição da corrida olímpica da modalidade.


Natural de Porto Alegre, Toldo se classificou com a cota continental das Américas disponibilizada pelo ranking mundial. Ele já estava numa situação muito confortável antes da competição catari, sendo o número 26 do mundo. Como os Estados Unidos e o Canadá já têm suas equipes garantidas, os desempenhos desses atletas são desconsiderados na contagem individual do ranking olímpico.


Guilherme já era, portanto, o primeiro colocado do continente sob os critérios estabelecidos pela federação internacional. O único esgrimista que poderia roubar sua vaga era o venezuelano Victor Leon, que aparecia na 66ª posição. As chances de não classificação do brasileiro, porém, eram muito remotas, já que ele precisaria ser eliminado ainda nos poules e o adversário deveria conquistar o título. 


A fim de espantar qualquer tipo de zebra, Toldo entrou focado no Grand Prix e fez uma boa campanha. Ele venceu quatro de seus seis jogos da poule: passou pelo italiano Damiano Rosatelli (5-4), pelo indiano Bicky Thokchom (5-0), pelo suíço Remi Brunner (5-0) e pelo croata Ivam Komsic (4-3). Suas derrotas foram sofridas para o polonês Leszek Rajski (5-2) e para o honconguês Ng Lok Wang Lawrence (5-4).


Com os resultados, o brasileiro ficou com a segunda melhor campanha de seu grupo, encerrando a fase inicial na 40ª colocação geral entre 134 atletas. O posicionamento o fez avançar automaticamente à fase T64 (última rodada mata-mata antes da chave principal) - onde bateu o turco Martino Minuto por 15 a 7 e avançou à chave principal - além de ter carimbado o passaporte para a Olimpíada.


Aos 28 anos, Guilherme Toldo vai para a sua terceira edição olímpica da carreira, após ter disputado Londres-2012 e Rio-2016. Vale lembrar que ele é, ao lado de Nathalie Moellhausen, dono da melhor campanha da esgrima brasileira em Jogos Olímpicos, um oitavo lugar na Rio-2016. Assim como Toldo, Moellhausen também já se garantiu em Tóquio.


Surte +: Gosta de nosso trabalho? Participe da campanha em prol do jornalismo esportivo independente e Ajude o Surto Olímpico ir a Tóquio!


Foto de capa: Arquivo/REUTERS

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar