Últimas Notícias

IJF cancela Grand Prix de Zagreb e circuito mundial de judô fica suspenso até 2021


A Federação Internacional de Judô (IJF) anunciou nesta quarta-feira o cancelamento do Grand Prix de Zagreb, na Croácia, previsto para acontecer no final deste ano, por conta do aumento do número de casos da covid-19 na Europa. A entidade também confirmou que nenhum outro evento substituirá a competição, ficando, assim, o Circuito Mundial suspenso até 2021. Por outro lado, o Masters de Judô segue confirmado para janeiro, em Doha.


Com o calendário paralisado desde o final de fevereiro, por conta da pandemia do coronavírus, a IJF retornou com suas competições internacionais no mês passado, com a disputa do Grand Slam de Budapeste, na Hungria. A competição seguiu todos os protocolos sanitários instituídos pelas autoridades sanitárias e foi considerada um sucesso por parte dos organizadores, já sendo tomada como base para a realização do Grand Prix de Zagreb, antes de seu cancelamento.


“É uma decisão difícil de tomar, especialmente depois de um evento tão bem sucedido e alegre como o Grand Slam da Hungria algumas semanas atrás. Infelizmente, podemos observar que a maioria dos países do mundo estão lutando arduamente para evitar que a pandemia saia do controle e a segurança da Família do Judô vem em primeiro lugar. A equipe da IJF agora se concentrará na organização do Masters do Catar em janeiro", disse o presidente da entidade, Marius Vizer.



Cabe destacar que o Grand Prix de Zagreb já era considerado um "quebra-galho" para a federação internacional, que passou a organizar o evento somente após Tóquio desistir de sediar um Grand Slam (também programado para dezembro), com o temor de que um possível surto de covid-19 pudesse atrapalhar os planos da cidade-sede em se manter segura para a Olimpíada no próximo ano.


Apesar da suspensão do circuito mundial, o Campeonato Pan-Americano de Judô segue confirmado. A competição continental deverá ocorrer de 19 a 22 de novembro, em Guadalajara, no México, e o Brasil deverá contar com 17 judocas, que estarão em busca de importantes pontos para a corrida olímpica rumo a Tóquio 2020. Vale lembrar que a seleção brasileira conquistou três bronzes no Grand Slam de Budapeste.


Foto de capa: IJF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar