Últimas Notícias

CBJ convoca seleção para a disputa do Campeonato Pan-Americano de Judô





Confederação Brasileira de Judô convocou, na segunda-feira (9), os judocas que representarão o Brasil no Campeonato Pan-Americano Sênior de Judô, em Guadalajara, México, no período de 19 a 22 de novembro. Essa será a segunda competição internacional do Judô desde a paralisação do calendário, em março, pela pandemia de Covid-19. Em outubro, a seleção disputou o Grand Slam de Budapeste e voltou de lá com três bronzes. 


Para o Pan, o Brasil contará com Eric Takabatake (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Eduardo Katsuhiro (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva Baby (+100kg) e David Moura (+100kg), nas chaves masculinas. 


Já no feminino, a equipe será formada por Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Jéssica Pereira (57kg), Ketelyn Nascimento (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Beatriz Souza (+78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg). 


O Pan distribui até 700 pontos no ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para 2021. A previsão da Confederação Pan-Americana de Judô é fazer outro Pan em 2021 antes dos Jogos. No entanto, apenas o melhor resultado entre as duas edições contará para o ranking olímpico. 


“A IJF fez uma determinação de que, por conta da pandemia e da impossibilidade de todos os países participarem de campeonatos continentais, apenas a melhor pontuação do atleta é que vai computar no ranking. Dessa forma, isso permite a gente utilizar dois atletas diferentes em Pan-Americanos desde que ele faça um bom resultado, por exemplo, agora em 2020. Se ele for campeão não terá como alcançar uma pontuação maior. Então, a gente já poderia ter a opção de levar um atleta diferente que esteja ainda brigando pela vaga e criar uma situação dentro da categoria de mais competitividade e de crescimento dos próprios atletas”, detalha Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ. “Além disso, é uma possibilidade a mais para os atletas que não estão 100% para lutar o Pan-Americano agora e eles teriam nova oportunidade no Pan de 2021.” 


Os convocados estão concentrados em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, para os últimos treinos antes da competição. O camping acontece no período de 07 a 13 de novembro e a delegação embarcará para o México no dia 18 de novembro. 


Em 2019, o Brasil liderou o quadro de medalhas do Pan de Lima, no Peru, com quatro ouros, oito pratas e três bronzes. Dos quatro campeões, Larissa Pimenta, Daniel Cargnin e Rafael Silva Baby estarão em Guadalajara para defender seus títulos. A única exceção é Mayra Aguiar, que se recupera de lesão. 


Foto: CBJ/Rafal Burza

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar