Últimas Notícias

FBERJ e Flamengo anunciam o maior Campeonato Carioca de Basquete dos últimos 10 anos

Campeonato Carioca de Basquete 2019

A Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ) lançou o Campeonato Carioca de Basquete 2020 nesta segunda-feira (24). A apresentação oficial foi realizada na sede do Flamengo, na Gávea, e contou com participações de dirigentes das equipes participantes, além do presidente da Federação do Rio de Janeiro e representante do patrocinador do torneio. 

Com cinco equipes confirmadas, o Carioca de Basquete será o maior desde 2010 e tem início previsto para setembro. A apresentação oficial pela FlaTV serviu para as partes priorizarem o protocolo de segurança adotado para prevenir contágios do Covid-19. O patrocinador master, inclusive, será o Hospital Geral de Ingá, que irá bancar os testes antes e durante o campeonato.

"Foi um sonho essa participação do Campeonato. A gente conseguiu juntos formalizar o campeonato. Fizemos a opção pela vida, nós vamos fazer um campeonato de basquete, mas também vamos olhar pela vida, daí surgiu a necessidade de criar um protocolo", disse Daniel Riente, presidente da FBERJ.

Surte + Basquete do Flamengo se apresenta de olho na final da Champions League das Américas

Apresentação Flamengo e FBERJ Campeonato Carioca Basquete 2020
Representantes do Flamengo, Niterói, Tijuca e CDA estiverem presentes na apresentação - Foto: Marcelo Cortes/Flamengo


A FBERJ disse ter se baseado nas ideias da NBA para estabelecer seu formato, que também terá sede única e rodadas fechadas, sem a presença de público. Segundo a assessoria da FBERJ, clubes e federação trabalham para viabilizar o Maracanãzinho como a sede, mas que também tem o ginásio Hélio Maurício (Gávea) como opção.

"É uma alegria grande. No momento em que a gente recomeça as atividades do basquete - que são reiniciadas pelo Campeonato Carioca - e ter essas condições diferenciadas, que nos dão tranquilidade, nós temos certeza que será um campeonato muito bem organizado e dentro das normas que as autoridades determinam em relação à prevenção da Covid-19", disse Delano Franco, vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo.

Em 2010 o Estadual de Basquete do Rio teve seis equipes. De lá pra cá, nunca mais houve um campeonato com mais de quatro clubes disputando o título. Desta vez, além do Flamengo, Niterói Basquete, Tijuca Tênis Clube, Municipal/Veit Smile e Clube Desportivo Atitude (CDA) participam do torneio, formando o maior Campeonato Carioca em dez anos. O número poderia ser maior se o Botafogo, passando por problemas financeiros, não abrisse mão da competição. O Glorioso busca patrocínios.

"Vamos tomar todo cuidado para poder dar certo porque dentro de uma pandemia, das condições das empresas de conseguir patrocínio dentro do contexto que está o país, a gente conseguiu um parceiro para isso. Já é um primeiro passo pra gente futuramente ir ajustando cada vez mais para chegarmos em um campeonato macro que o Rio de Janeiro merece", completou Daniel Riente.


O basquete do Flamengo já treina desde o último dia 17, quando teve os testes negativos de todos seus atletas, prontos para as atividades. Niterói, Tijuca e Municipal também iniciaram seus treinos, como adiantou a Rádio Poliesportiva. O time do Atitude é o único que ainda não começou seus trabalhos, o que deve acontecer até o fim desta semana.

O Campeonato Carioca está confirmado para ocorrer de 28 de setembro a 04 de outubro e terá todos os jogos transmitidos pela FlaTV. Ainda de acordo com a FBERJ, o calendário e regulamento da competição necessitam apenas de aprovação final para ser disponibilizado.


Foto: Paula Reis/Flamengo

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar