Fabio Jakobsen acorda do coma induzido e permanece em situação estável - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Fabio Jakobsen acorda do coma induzido e permanece em situação estável

Compartilhe
 
O ciclista neerlandês Fabio Jakobsen acordou do coma induzido na manhã desta sexta-feira, dois dias depois de sofrer um grave acidente na etapa de abertura do Tour da Polônia, em Katowice. A organização da corrida comemorou a notícia e confirmou que a situação está estável. De acordo com os médicos, ele poderá voltar para casa em cerca de duas semanas.

"O paciente está consciente. Ele está respondendo aos comandos e está respirando sem ajuda. A pressão arterial está normal. Estamos muito felizes hoje", disse o vice-diretor do hospital em que o atleta está, Pawel Gruenpeter, a repórteres.

Gruenpeter também assegurou que as funções cerebrais de Jakobsen estavam em ordem e se mostrou otimista para m possível retorno do atleta ao ciclismo. "Se ele conseguiu sobreviver a uma queda tão grande, certamente voltará ao esporte", falou, em comentários mostrados na televisão polonesa e noticiados pela AFP.


Na última quarta-feira, Jakobsen foi jogado sobre as cercas de publicidade por seu compatriota Dylan Groenewegn, no momento do sprint final da corrida inicial do Tour da Polônia. Eles estavam a uma velocidade de quase 80km/h. Jakobsen quebrou diversos ossos da face e teve lesões no nariz, laringe e faringe e passou por uma cirurgia de cinco horas logo após a queda, antes de entrar em coma induzido.

Groenewegn foi o vencedor da prova, mas acabou desclassificado e Jakobsen foi o vencedor simbólico. A União Ciclística Internacional (UCI) considerou "inaceitável" o comportamento do sprinter da Jumbo-Visma. Ele chegou a pedir desculpas no Twitter, mas o diretor da Deceuninck-Quick Step, Patrick Lefevere, fez duras críticas ao atleta e chegou a pedir sua prisão pelo ato

Outros ciclistas e um oficial de corrida também se machucaram no acidente, mas suas lesões foram menos graves que as do neerlandês. A situação do funcionário era a mais delicada, já que Jakobsen se chocou com ele no momento da confusão. Ele teve ferimentos na cabeça, mas já recuperou a consciência e deve receber alta em breve.

Foto: Szymon Gruchalski/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário