Últimas Notícias

Duas vezes medalhista olímpico, remador finlandês morre aos 84 anos


Faleceu na última sexta-feira (03) o ex-remador finlandês Veli Lehtelä (à direita na foto). Medalhista de bronze nos Jogos de Melbourne 1956 e de Roma 1960, e parte da delegação de seu país em Tóquio 1964, Lehtela faleceu enquanto dormia, segundo seu filho Jorma, na cidade de Valkeakoski.

Nos últimos anos, ele foi atormentado por doenças, incluindo a perda de visão como resultado de um glaucoma. Em uma entrevista ao jornal finlandês Ilta-Sanomat, em dezembro de 2018, Lehtelä mostrou positividade apesar da deficiência visual: "Não ajude a cavar um buraco mais profundo aqui, existem muitas coisas excelentes na vida que você pode desfrutar".


Durante sua infância, o ex-remador morou na Suécia duas vezes devido aos anos de guerra e, ao retornar à Finlândia, praticou muitos esportes, incluindo esqui, atletismo, luta livre e futebol. Ele chegou a jogar por um dos melhores clubes de futebol do país, o Haka, até os 18 anos.

Na sequência, Lehtelä começou a remar e, aos 21 anos, já tinha conquistado sua primeira medalha olímpica no esporte, o bronze na prova de 'quatro sem' nos Jogos de Melbourne em 1956. Em Roma, quatro anos depois, o atleta voltou a ganhar uma medalha de bronze, desta vez, no 'dois sem'. Lehtelä também ganhou dois títulos europeus e duas medalhas de prata entre 1955 e 1961.

Seu filho Jorma fazia parte da equipe nacional na década de 1980, competindo nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, e ainda hoje compete em competições seniores, para atletas mais velhos.


Foto: Domínio Público

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar