Copenhague teria negado pedido para antecipar data de início do Tour de France 2021 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

Copenhague teria negado pedido para antecipar data de início do Tour de France 2021

Compartilhe


O desejo dos organizadores do Tour de France 2021 de iniciarem o evento uma semana antes do previsto não deve ser atendido. Representantes da capital dinamarquesa, Copenhague, programada para receber a largada do Tour ("Grand Départ", em francês) no dia 02 de julho, indicaram que a antecipação da abertura para o dia 25 de junho não será possível, devido ao choque de datas com as partidas da Eurocopa de Futebol, também sediadas pela cidade.

O Parken Stadium, localizado na capital da Dinamarca e com capacidade para cerca de 39 mil espectadores, receberá três partidas da fase de grupos da Eurocopa, além de um duelo de oitavas-de-final, agendado para o dia 28 de junho. De acordo com o que o prefeito de Copenhague, Frank Jensen, escreveu aos organizadores do Tour, o conflito entre os dois megaeventos poderia prejudicar a plena realização de ambos.

"Em nome dos parceiros da Grand Départ dinamarquesa, devo informar que não é uma solução realista antecipar as datas em uma semana", afirmou Jensen, segundo o jornal dinamarquês B.T. "A colocação do evento entre as partidas da Euro 2020 significará grandes mudanças na rota de Copenhague, pois não será mais possível passar por partes centrais da cidade. Alterar a data levará a laços legais intransponíveis entre Copenhague como cidade, a União Dinamarquesa de Futebol e a UEFA [Confederação Europeia de Futebol]".

Jensen também teria levantado questões relacionadas à capacidade hoteleira de Copenhague, ao tráfego e à potencial falta de acesso às áreas de torcedores se a corrida fosse levada adiante. Uma perda de visibilidade para a Grand Départ devido ao confronto com as partidas da Euro 2020 também foi citada como uma preocupação.


Após a corrida na capital dinamarquesa, duas etapas planas devem ocorrer na Dinamarca nos dias 3 e 4 de julho, mas o restante da rota na França ainda não foi anunciado. O Tour está programado para acontecer até 25 de julho de 2021, dois dias após a abertura das Olimpíadas de Tóquio. 

Com isso, há um conflito direto entre os dois calendários, já que a corrida olímpica de estrada masculina está marcada para 24 de julho, um dia depois da cerimônia de abertura. No entanto, como o Tour de France é tradicionalmente flexível com suas datas em um ano olímpico, há a expectativa de que os ciclistas consigam disputar os dois eventos normalmente.

O Tour de France de 2020 está programado para acontecer entre 29 de agosto, com o Grand Départ ocorrendo em Nice, e 20 de setembro. A data de início original, 27 de junho, foi descartada devido à pandemia de Covid-19.


Foto: Betina Garcia/The New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário