Últimas Notícias

União Europeia proíbe entrada de brasileiros e pode atrapalhar planos do COB


A Missão Europa, projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para levar atletas nacionais a Portugal, pode estar comprometida. Nesta terça-feira (30), a União Europeia aprovou a reabertura das fronteiras europeias para turistas de 15 países e o Brasil não está incluído. Apesar da medida indicar exceções, o esporte não é listado como categoria essencial, trazendo incerteza ao prosseguimento do plano.

Mesmo com a notícia, o COB declarou que não vai descartar o Missão Europa por completo e seguirá em contato com os colegas portugueses.

Em nota, a entidade disse que "acompanha diariamente as regras para entrada de brasileiros na Europa para o melhor planejamento da operação de envio de uma delegação para treinamento em Portugal" (confira a nota completa abaixo).

Com as novas diretrizes, válidas a partir de 1º de julho, turistas brasileiros seguem proibidos de ingressar em um dos 27 membros da União Europeia. Apesar disso, o COB disse que não vai descartar o Missão Europa por completo. A entidade  se baseia pela ideia inicial de que o projeto tem uma proposta de durar seis meses, d julho até dezembro deste ano. Além disso, as reavaliações que a União Europeia pretende fazer a cada 15 dias, podem permitir que cidadãos do Brasil passem a estar aptos a adentrar em territórios da UE.

Ademais, o COB também anunciou estar preparando o retorno das atividades, no final de julho, para o  Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, e relatou que trabalha "para que os atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos de Tóquio tenham a oportunidade de retornar os treinamentos com tranquilidade e segurança".


Portadores de passaportes de Argélia, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Japão, Geórgia, Marrocos, Montenegro, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Tailândia, Tunísia e Uruguai estão autorizados a viajarem para o bloco europeu. Chineses também estarão aptos a viajar à Europa desde que Pequim também abra suas fronteiras para o bloco. Pessoas oriundas de países como EUA, Rússia, Índia e Turquia estarão proibidas de visitarem a União Europeia.

Três critérios sanitários foram adotados pelo União Europeia para selecionar os países: que o número de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes seja inferior à média europeia no dia 15 de junho; que a tendência de contágio esteja estável ou decrescente; e que sejam respeitados critérios internacionais de testagem, contenção e rastreio de novos casos.

De países fora dessa 'lista dos 15', só poderão viajar à União Europeia aquelas pessoas que forem realizar alguma função essencial. O esporte, não considerado essencial, não entra na lista. A medida atrapalha os planos iniciais do Comitê Olímpico Brasileiro, que planeja levar cerca de 200 atletas para Portugal e outras regiões da Europa nas próximas semanas.


Confira na íntegra a nota do Comitê Olímpico Brasileiro:

"O COB acompanha diariamente as regras para entrada de brasileiros na Europa para o melhor planejamento da operação de envio de uma delegação para treinamento em Portugal visando, principalmente, aos Jogos Olímpicos de Tóquio. A entidade trabalha para realizar a Missão Europa com a janela de execução de julho a dezembro e acredita que, dentro desse intervalo, será possível o envio de atletas brasileiros para treinamento no continente europeu. 

Nenhuma compra de passagens aéreas foi concluída até o momento, o que só será feito com a garantia da permissão de entrada de cidadãos brasileiros em Portugal. Se não for possível, o COB vai observar os protocolos de cada esporte, o que permitirá a retomada da prática esportiva no Brasil, adequada às normas de saúde pública, definidas por cada estado e município.

Atletas de diversas modalidades já estão em atividade no Brasil ou no exterior, seguindo protocolos locais, e optaram por não aderir à Missão Europa. O COB trabalha para reabrir o CT Time Brasil aos atletas até o final do mês de julho, seguindo rigorosamente o Protocolo de Retorno do Centro de Treinamento Time Brasil e o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da COVID-19. (https://www.cob.org.br/pt/cob/home/guia-esporte-covid).

Ainda que a pandemia venha a ser controlada, o retorno às atividades será progressivo, exigindo procedimentos rígidos de controle e segurança. O COB reitera que estará plenamente adequado às novas normas de convívio social e profissional, administrando quaisquer riscos.

O COB segue trabalhando para que os atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos de Tóquio tenham a oportunidade de retomar os treinamentos com tranquilidade e segurança, cumprindo todos os protocolos necessários e validados pelos serviços médicos, seja no Brasil ou no exterior."

Foto: Rafael Bello/COB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar