Últimas Notícias

Em nova ação educativa, COB lança série de vídeos informativos sobre controle de dopagem


Na última semana, o Comitê Olímpico do Brasil deu mais um passo importante no apoio aos atletas durante a pandemia de coronavírus. Foi lançada uma série de vídeos informativos sobre os testes de controle de dopagem com orientações sobre como se portar em caso de uma testagem surpresa no período de quarentena e também com perguntas e respostas que detalham as ações das entidades reguladoras e medidas de proteção individual. Os vídeos possuem, em média, dois minutos com o objetivo de passarem uma mensagem clara em pouco tempo.

“É importante que os atletas estejam cientes de tudo que envolve o processo de testagem durante a quarentena”, disse Christian Trajano, médico e ex-diretor técnico da ABCD, gerente da área de Educação e Prevenção ao Doping do COB. “Os cuidados são semelhantes aos que devemos tomar normalmente, como usar máscaras, higienizar utensílios, evitar contato direto, mas há, por exemplo, orientações sobre como se portar caso o atleta esteja com COVID-19”, completa.

Os vídeos podem ser vistos no canal do Time Brasil no YouTube e podem ser acessados clicando aqui. Essa é mais uma das ações do COB para dar apoio aos atletas durante a pandemia. Primeiramente, houve a confecção de cartilha com cuidados de prevenção distribuída para toda a comunidade olímpica brasileira. Na sequência, foi elaborado tutorial em vídeo com orientação de exercícios para atletas se manterem ativos em casa. Material do Centro de Treinamento Time Brasil foi cedido para uso de atletas das Confederações Olímpicas em suas casas no período de isolamento social e os profissionais da equipe técnica multidisciplinar ficaram disponíveis para atendimentos remotos – e foram muito solicitados pelos atletas.

As redes sociais também tiveram uma atuação importante, colocando os atletas para contar e inspirar com suas histórias e especialistas do COB para transferir conhecimento em inúmeras lives ao longo de quase três meses de isolamento social no país. Agora, num momento em que se debate o retorno às atividades, o Comitê trabalha, em conjunto com as áreas médicas das Confederações Olímpicas, na finalização do protocolo de volta aos treinamentos esportivos. Além disso, já elaborou um plano para envio de cerca de 200 atletas para treinamentos na Europa, em países que já estão em um estágio avançado de enfrentamento à COVID-19.
Educação e Prevenção ao Doping

O papel do Comitê Olímpico do Brasil em relação ao doping é o de orientar e educar os atletas para prevenir essa ameaça. Com a elaboração e aplicação do Programa de Educação e Prevenção ao Doping no esporte olímpico brasileiro, o COB apoia as ações da Agência Mundial Antidoping (WADA) e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), entidade que determina e realiza os Testes de Controle de Doping, realiza a Gestão de Resultados de uma análise positiva e encaminha o caso para julgamento na Justiça Antidopagem.

Criada em 2018, a área de Educação e Prevenção ao Doping do Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem como objetivo desenvolver um trabalho de conscientização e democratização da informação para a proteção dos atletas, expandindo o acesso à educação antidoping desde as fases mais iniciais do desenvolvimento do atleta olímpico. Sob o lema “A proteção ao atleta é o que nos move”, a área já realizou ações que impactaram cerca de 5.000 pessoas diretamente, através de atividades presenciais, palestras e atendimentos individuais.

Apenas em 2019, por exemplo, foram realizadas palestras para as delegações que participaram dos Jogos Sul-Americanos de Praia Rosário 2019, Jogos Pan-americanos Lima 2019, Jogos Mundiais de Praia Doha 2019 e Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020. Além disso, em parceria com a área de Desenvolvimento, foram ministradas apresentações sobre o tema para jovens atletas de diversas modalidades como vela, judô e vôlei, além de etapas regionais e nacionais dos Jogos Escolares da Juventude. Em 2020, a área alcançou com as atividades e os materiais educativos disponibilizados no site aproximadamente 10.000 pessoas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar