Últimas Notícias

Planejamento do COB para treinos na Europa já conta com 207 atletas de 15 modalidades


O Comitê Olímpico do Brasil avançou no planejamento da Missão Europa, o período de treinamentos para atletas e equipes em países europeus entre julho e dezembro deste ano. O objetivo do COB é oferecer a volta aos treinos com segurança aos brasileiros já classificados ou em vias de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. No momento está previsto o atendimento a 207 atletas de 15 modalidades (11 Confederações), quantitativos que ainda podem aumentar com a confirmação do interesse de novos esportes em participar. 

"Fizemos contato com todas as Confederações Olímpicas para identificar suas necessidades e planejar, em conjunto, os treinos na Europa. Foi primordial, além de priorizar atletas classificados para os Jogos de Tóquio, ter certeza da condição de continuidade aos treinos após encerrado o período na Europa", explica Marco Antônio La Porta Jr., chefe de Missão nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

A principal base do Brasil em Portugal deverá ser o Centro de Treinamento de Rio Maior, um equipamento público-privado a 75km de Lisboa. Junto com as autoridades portuguesas, o COB estabeleceu um protocolo rígido de controle para identificar e também para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Assim, todos os integrantes da delegação serão testados até 72h antes do embarque, só podendo viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR. Ao chegarem a Portugal, os membros da equipe seguirão direto para o Centro de Treinamento, onde serão novamente testados e ficarão em isolamento por 48h, até sair o resultado da sorologia. Aí então estarão aptos para atividades esportivas. 

"Nosso principal objetivo é oferecer as melhores condições de treino aos nossos atletas, respeitando todas as orientações e protocolos de segurança locais. Estamos atualizando o planejamento dia a dia, à medida que novas informações são divulgadas", diz o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara. 

Ao lado da vela, que treinará em Cascais, no litoral de Lisboa, o judô deverá ser uma das primeiras modalidades a embarcar, levando 28 judocas para treinos em Coimbra. Na sequência embarca o boxe, que prevê uma delegação de 22 pugilistas. Ainda entre os maiores contingentes estão a natação (22) e o atletismo (29). 

"A complexidade da operação se assemelha bastante ao que temos em jogos multiesportivos. Precisamos considerar a especificidade de cada esporte e atentar para questões de disponibilidade de cama, passagens aéreas e atendimento médico. Com o ingrediente adicional de atentar para todo o protocolo de higiene e segurança imposto pela pandemia", analisa o gerente executivo de alto rendimento do COB, Sebástian Pereira. 

Nas próximas semanas, o COB confirmará as datas de embarque e novos detalhes da Missão Europa. 

PRINCIPAIS NÚMEROS 
180 DIAS - é a janela disponível para treinos 
207 ATLETAS - é o número atual confirmado 
15 MODALIDADES 
11 CONFEDERAÇÕES 
4 BASES - CT Rio Maior; Coimbra (judô); Cascais (vela); Sangalhos (ginástica artística e rítmica) 
R$ 13,7 milhões - é o investimento do COB na logística 

MODALIDADES ATÉ O MOMENTO 
Atletismo - 29 atletas 
Judô - 28 atletas 
Boxe - 22 atletas 
Natação - 22 atletas 
Handebol Feminino - 18 atletas 
Handebol Masculino - 18 atletas 
Rugby Feminino - 15 atletas 
Wrestling - 10 atletas 
Ginástica Rítmica - 7 atletas 
Saltos Ornamentais - 7 atletas 
Taekwondo - 6 atletas 
Ginástica Artística Masculina - 6 atletas 
Triathlon - 6 atletas 
Ginástica Artística Feminina - 4 atletas 
Vela - 4 atletas 
Nado Artístico - 3 atletas 
Maratonas Aquáticas - 2 atletas 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar