FIFA aprova regulamentos para Tóquio 2020; jogadores com 24 anos poderão competir - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

FIFA aprova regulamentos para Tóquio 2020; jogadores com 24 anos poderão competir

Compartilhe

O Conselho da FIFA aprovou, nesta quinta-feira (25), os regulamentos atualizados para os torneios masculino e feminino dos Jogos Tóquio no próximo ano. Os regulamentos foram atualizados de acordo com a nova data do futebol nas Olimpíadas de Tóquio - 21 de julho a 07 de agosto. Idade de participação olímpica e VAR estão entre os destaques.

Principal ponto discutido, a regra de elegibilidade para os participantes do torneio masculino está mantida. Com isso, os atletas nascidos a partir de 1º de janeiro de 1997 poderão competir normalmente em Tóquio 2020, mesmo que tenham 24 anos. A exceção são três convocados acima da "idade olímpica", o que também foi mantido.

Em março, o Grupo de Trabalho das Confederações da FIFA, criado para tratar da pandemia do Covid-19, já havia manifestado o interesse de liberar atletas que em 2021 completariam 24 anos, ficando de fora da elegibilidade da regra. Nomes importantes do Brasil poderão ser convocados, como Bruno Henrique, do Lyon.

A FIFA também discutiu o uso da tecnologia do árbitro assistente de vídeo, o famoso VAR. Em janeiro, a mesma FIFA havia enviado um regulamento inicial tratando do futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 às federações. O árbitro de vídeo não havia sido citado, deixando dirigentes das confederações nacionais confusos. Entretanto, no regulamento atualizado nesta quinta, o VAR foi confirmado na competição.


Propostas do Grupo de Trabalho foram aprovadas

O Conselho da FIFA também definiu algumas situações do calendário mundial do futebol em tempos de pandemia. Cinco propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho foram aceitas pelo Conselho.

A primeira proposta confirmada foi o adiamento do início das Eliminatórias para a Copa do Mundo masculina de 2022, previstas para setembro de 2020, na AFC, CAF, CONCACAF e OFC. O início dos jogos para a UEFA e CONMEBOL estão mantidos e seguem com monitoramento constante para possíveis mudanças.

As datas-FIFA de outubro e novembro de 2020 serão maiores, possibilitando a realização de três jogos por rodada e propiciando que, em junho de 2021, sejam realizadas a Eurocopa e Copa América. Nestas datas, AFC, CAF, CONCACAF e OFC jogarão quatro partidas dentro de um período FIFA.

Outra mudança apresentada está a nova data dos playoffs internacionais da Copa do Mundo FIFA 2022: de março a junho de 2022.

A FIFA e seu Conselho também confirmaram uma nova competição masculina em dezembro de 2021, a Pan-Árabe. A ideia é unir seleções da África e Ásia em um torneio no Catar, para organizadores testarem a logística e estádios para a Copa do Mundo de 2022.

Foto: Reprodução/Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário