Últimas Notícias

FIFA aprova regulamentos para Tóquio 2020; jogadores com 24 anos poderão competir


O Conselho da FIFA aprovou, nesta quinta-feira (25), os regulamentos atualizados para os torneios masculino e feminino dos Jogos Tóquio no próximo ano. Os regulamentos foram atualizados de acordo com a nova data do futebol nas Olimpíadas de Tóquio - 21 de julho a 07 de agosto. Idade de participação olímpica e VAR estão entre os destaques.

Principal ponto discutido, a regra de elegibilidade para os participantes do torneio masculino está mantida. Com isso, os atletas nascidos a partir de 1º de janeiro de 1997 poderão competir normalmente em Tóquio 2020, mesmo que tenham 24 anos. A exceção são três convocados acima da "idade olímpica", o que também foi mantido.

Em março, o Grupo de Trabalho das Confederações da FIFA, criado para tratar da pandemia do Covid-19, já havia manifestado o interesse de liberar atletas que em 2021 completariam 24 anos, ficando de fora da elegibilidade da regra. Nomes importantes do Brasil poderão ser convocados, como Bruno Henrique, do Lyon.

A FIFA também discutiu o uso da tecnologia do árbitro assistente de vídeo, o famoso VAR. Em janeiro, a mesma FIFA havia enviado um regulamento inicial tratando do futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 às federações. O árbitro de vídeo não havia sido citado, deixando dirigentes das confederações nacionais confusos. Entretanto, no regulamento atualizado nesta quinta, o VAR foi confirmado na competição.


Propostas do Grupo de Trabalho foram aprovadas

O Conselho da FIFA também definiu algumas situações do calendário mundial do futebol em tempos de pandemia. Cinco propostas apresentadas pelo Grupo de Trabalho foram aceitas pelo Conselho.

A primeira proposta confirmada foi o adiamento do início das Eliminatórias para a Copa do Mundo masculina de 2022, previstas para setembro de 2020, na AFC, CAF, CONCACAF e OFC. O início dos jogos para a UEFA e CONMEBOL estão mantidos e seguem com monitoramento constante para possíveis mudanças.

As datas-FIFA de outubro e novembro de 2020 serão maiores, possibilitando a realização de três jogos por rodada e propiciando que, em junho de 2021, sejam realizadas a Eurocopa e Copa América. Nestas datas, AFC, CAF, CONCACAF e OFC jogarão quatro partidas dentro de um período FIFA.

Outra mudança apresentada está a nova data dos playoffs internacionais da Copa do Mundo FIFA 2022: de março a junho de 2022.

A FIFA e seu Conselho também confirmaram uma nova competição masculina em dezembro de 2021, a Pan-Árabe. A ideia é unir seleções da África e Ásia em um torneio no Catar, para organizadores testarem a logística e estádios para a Copa do Mundo de 2022.

Foto: Reprodução/Twitter

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar