Últimas Notícias

Copa das Nações Africanas Feminina de 2020 é cancelada; versão masculina é adiada para 2022


A Confederação Africana de Futebol (CAF) anunciou nesta terça-feira (30) o cancelamento da edição de 2020 da Copa das Nações Africanas de Futebol Feminino, que estava agendada para ocorrer entre 23 de novembro e 20 de dezembro. A decisão foi tomada após reunião da entidade, que alegou que as "condições desafiadoras" impostas pela pandemia de Covid-19 levaram a não realização do torneio neste ano.

A competição ainda não tinha uma sede definida, após a desistência da República Democrática do Congo em receber o campeonato em junho de 2019. Seria a décima quarta edição da Copa das Nações - que tem a Nigéria como atual e maior campeã, com 11 títulos - e a primeira a contar com 12 equipes participantes, quatro a mais que o evento de 2018, sediado por Gana. 

Com o aumento no número de vagas, as eliminatórias para o torneio deste ano receberam o maior número de inscrições da história: 36 seleções entrariam na briga por uma vaga. Entre elas, além das atuais campeãs nigerianas, estavam a forte seleção de Camarões, que chegou às oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2019, e a Guiné Equatorial, único outro país fora a Nigéria a ter sido campeã da Copa das Nações. No entanto, os primeiros jogos do qualificatório, marcados para abril, acabaram adiados com o início da pandemia e não chegaram a ser disputados.

Em contrapartida ao cancelamento, a CAF anunciou a criação da Liga dos Campeões da África Feminina, com a primeira temporada programada para 2021. Será a primeira competição de clubes de futebol feminino envolvendo todo o continente africano na história, sendo que a versão masculina ocorre desde 1964. O desenvolvimento do torneio fará com que a África se torne a quarta confederação com uma competição continental feminina de clubes, depois da Copa Libertadores da América do Sul, do Campeonato Asiático de Clubes e da Liga dos Campeões da Europa. 

Surte +: Austrália e Nova Zelândia são escolhidas como sedes da Copa do Mundo Feminina de 2023

Copa das Nações Masculina é adiada para 2022


Enquanto a Copa das Nações Africanas Feminina foi cancelada e ainda não tem nova data divulgada, a CAF definiu que o próximo torneio masculino, antes previsto para ocorrer entre 09 de janeiro e 06 de fevereiro de 2021 em Camarões, será transferido para 2022. Segundo a entidade, a escolha foi feita "após consulta às partes interessadas e levando em consideração a atual situação global". A decisão acompanhou o adiamento de outros torneios continentais de futebol, como a Eurocopa e a Copa América, ambas inicialmente programadas para este ano, que foram adiadas para 2021.

A Copa das Nações Africanas Masculina de 2022 será a 33ª edição do evento e a segunda a ser sediada por Camarões, que também recebeu a disputa em 1972. O Egito é o maior campeão, com sete taças, a última delas, em 2010. Já a Argélia, que venceu Senegal na final no ano passado, é a atual campeã.

Surte +: Com Juventus tricampeã, futebol feminino italiano se profissionalizará em 2022

Foto: Pascal Guyot / AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar