Últimas Notícias

Banimento da Rússia por quatro anos de competições internacionais será avaliado pelo CAS em novembro


Entre os dias 2 e 5 de novembro a Corte Arbitral do Esporte (CAS) definirá o futuro do desporto russo ao avaliar a disputa entre a Agência Mundial Antidoping (WADA) e a Agência Russa Antidoping (RUSADA). O processo ocorrerá após a RUSADA recorrer do banimento de quatro anos de competições internacionais imposta pela WADA, em relação ao caso de falsificação de dados dos controles antidoping entregues à entidade.  A informação foi publicada no site oficial do CAS.

No dia 9 de dezembro do ano passado, o Comitê Executivo da WADA concordou por unanimidade com a recomendação do Comitê de Conformidade Independente (CRC) de impedir atletas russos de participarem por quatro anos de grandes competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e a Copa do Mundo de Futebol da FIFA.

No entanto, houve um consenso de que atletas de nacionalidade russa que comprovarem que não estão trapaceando, poderão disputar esses torneios sob bandeira neutra. Além disso, o país estaria proibido de ser sede de eventos dessa magnitude pelo mesmo período. 

A assembléia geral dos membros da RUSADA aceitou as recomendações do conselho de supervisão da agência para não concordar com a decisão imposta pela WADA. 

Portanto, a punição ao esporte russo aplicada pela WADA só entrará em vigor após o parecer do CAS. A corte máxima do esporte analisará todo o caso e os procedimentos realizados pelas entidades.

Foto: AFP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar