Últimas Notícias

Atletas que protestarem durante Jogos da Commonwealth 2022 não serão punidos


Os organizadores dos Jogos da Commonwealth Birmingham 2022 declararam nesta semana que não haverá proibição ou punição caso algum atleta faça um protesto, como se ajoelhar em apoio ao movimento Black Lives Matter. Quem fez a revelação foi o chefe executivo da Federação do Jogos da Commonwealth, David Grevemberg.

A determinação vem em contraponto ao que o Comitê Olímpico Internacional (COI) tinha acenado na última quarta-feira (10) após o presidente, Thomas Bach afirmar que os protestos estariam proibidos durante dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021. No entanto, menos de 24 horas depois, o próprio Bach desceu o tom e informou que debateria a questão com a Comissão de Atletas. 

Grevemberg foi além, e afirmou que os atletas precisam de uma plataforma de protesto em tempos tão turbulentos. "As pessoas dizem que estamos abrindo a caixa de Pandora, mas não, estamos respeitando os direitos das pessoas de expressar opiniões", disse ele.

Além disso, Grevemberg parabenizou o movimento Black Lives Matter, por abrir a mente das pessoas e desafiar as grandes instituições a voltarem seus olhares sobre o que pode ser feito para melhorar o mundo. 

“Estamos confortáveis ​​com a conversa desconfortável e precisamos abraçá-la. Talvez tenhamos mais responsabilidade por causa da história compartilhada da Commonwealth, por isso precisamos encontrar soluções que não construam muros, mas que construam pontes". 

O chefe executivo da Federação dos Jogos da Commonwealth exemplificou a importância de dar voz aos atletas. "Você volta para Cathy Freeman", disse ele. “A razão pela qual seu momento foi tão poderoso nas Olimpíadas de Sydney em 2000 foi por causa do que ela fez nos Jogos da Commonwealth em Victoria em 1994, quando ela se envolveu na bandeira aborígine depois dos 200 e 400 metros. Isso teve um impacto profundo", argumentou Grevemberg. 

Adiamento de 24 horas

Os Jogos Da Commonwealth foram adiados. Mas apenas por um dia. Agora, a competição que começaria de 27 de julho, terá sua abertura no dia 28 do mesmo mês, e será encerrada em 8 de agosto. 

O ajuste foi realizado por causa do impacto causado pela pandemia de coronavírus, que afetou o calendário internacional esportivo, como no caso do Campeonato Mundial de Atletismo, que foi remarcado entre os dias 15 e 24 de julho de 2022. A postura adotada pela organização foi tomada após diversas conversas com federações mundiais das modalidades.

Outro benefício que esse "adiamento" traz ao evento é que dois finais de semana completos terão competições, já que os Jogos da Commonwealth de 2022 serão encerrados durante a segunda-feira. 

Foto: Reprodução

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar