Últimas Notícias

UIPM divulga novas datas dos eventos qualificatórios à Olimpíada de Tóquio


A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) divulgou as novas datas de seus eventos qualificatórios aos Jogos de Tóquio, destacando que todas as competições que farão parte da corrida olímpica acontecerão no próximo ano, num período de 12 semanas, entre 24 de março e 13 de junho.

Vale lembrar que a UIPM, assim como a maioria das outras federações internacionais, teve que revisar os seus critérios de qualificação olímpica após o adiamento de Tóquio-2020. A UIPM divulgou seu novo sistema no final de abril e ficou decidido que o Campeonato Mundial deste ano não faria parte da corrida, sendo substituído pelo Campeonato Mundial do próximo ano.

Com sede em Minsk, em Belarus, o Mundial de 2021 já estava definido para ocorrer entre 7 e 13 de junho. Restando 12 vagas a serem definidas para cada naipe, a competição distribuirá metade das  cotas restantes aos Jogos de Tóquio, de forma direta. Das 12, duas são destinadas à Tripartite e uma ao país-sede. O Brasil já tem uma vaga assegurada no feminino, com Ieda Guimarães.

+ Entenda o novo sistema de qualificação do pentatlo moderno

Outras três vagas por gênero virão do ranking mundial, que será fechado um dia após o encerramento do Mundial, em 14 de junho. As competições que darão pontos para a qualificação serão as quatro etapas da Copa do Mundo que ocorrerão no próximo ano, sendo um complemento a única etapa realizada este ano, em Cairo, no Egito.

Budapeste, na Hungria, reabrirá a corrida olímpica com a primeira etapa, entre 24 e 28 de março. No mês seguinte, Sofia, na Bulgária, vai receber duas etapas em dois finais de semana seguidos: entre 07 e 11 de abril e entre 15 e 18 de abril. Seul, capital da Coreia do Sul, encerrará a Copa do Mundo com a etapa final, prevista para 13 a 16 de maio.

O presidente da UIPM, Klaus Schormann, se mostrou satisfeito ao anunciar as datas de 2021, dando clareza aos seus atletas e parceiros. No entanto, ele destacou que a pandemia poderá permanecer e causar novas modificações em outros eventos da UIPM no final deste ano.

“Para nossos atletas, treinadores e federações nacionais, espero que agora você possa começar a planejar com antecedência - e esperemos momentos mais felizes e saborear a perspectiva de uma temporada inesquecível em 2021, culminando nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020", declarou Schormann.

Sobre o Campeonato Mundial deste ano, a UIPM deixou sua realização em aberto e disse que dará uma nova resposta sobre o futuro da competição entre junho e julho. O Mundial estava previsto para maio e foi transferido de Xiamen, na China, para Cancun, no México, mas foi suspenso indefinitivamente por conta da crise sanitária global gerada pelo coronavírus.

Foto: Divulgação/UIPM

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar