Últimas Notícias

COI aprova mudanças na corrida olímpica do skate para os Jogos de Tóquio


O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou as mudanças no sistema de qualificação olímpica do skate, promovidas pela World Skate há duas semanas, seguindo o adiamento dos Jogos de Tóquio para o próximo ano e as suspensões de eventos causados pela pandemia do coronavírus. O período de qualificação olímpica foi prorrogado até 29 de junho de 2021.

Foi decidido que os Mundiais de Skate e Park, que darão uma vaga para cada medalhista, acontecerá em 2021. Os critérios de distribuição de vagas permanecem inalterados em relação ao processo original. Além das três vagas via-Mundial, cada disciplina distribuirá 16 cotas por meio do ranking mundial e uma é  destinada ao Japão, país-sede, totalizando 20 atletas por prova. Oitenta atletas participarão da estreia do skate em Jogos Olímpicos.

Para a definição do ranking, o COI aceitou que a segunda janela da corrida olímpica seja estendida até 29 de junho de 2021. Os quatro melhores resultados dessa segunda parte serão acrescidos aos dois melhores desempenhos obtidos na primeira janela - esta encerrada em 30 de setembro de 2019 e que não foi afetada pela mudança no sistema.

As competições ainda não têm data certa para acontecerem. De acordo com as recomendações da World Skate, para que haja um evento, a pandemia deve estar controlada no país-sede, havendo um acesso democrático para todos os participantes (sem restrição de viagens) e com garantia de tempo hábil de treino aos atletas. O cronograma de um evento deverá ser publicado com, no mínimo, dois meses de antecedência a sua realização. Também deverá haver duas semanas de descanso entre dois eventos de uma mesma disciplina.

No momento, o Brasil possui a quantidade máxima de classificados para um único país, que é 12 (três por evento). No street feminino, Pamela Rosa, Rayssa Leal e Letícia Bufoni estariam classificadas; no street masculino, Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Carlos Ribeiro; no park feminino, Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp; no park masculino, Luizinho, Pedro Barros e Pedro Quintas.

Foto: Pedro Ramos/Rede do Esporte

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar