World Athletics anuncia novas datas do Mundial de 2022 - Surto Olimpico

Anúncio

Anúncio
Se inscreva em nosso canal!

World Athletics anuncia novas datas do Mundial de 2022

Compartilhe

O Campeonato Mundial de Atletismo já tem datas definidas para acontecer em 2022. A World Athletics (WA) anunciou na manhã desta quarta-feira, 08, que a próxima edição do maior evento de seu calendário ocorrerá entre 15 e 24 de julho de 2022. 

Anteriormente previsto para ser realizado entre 6 e 15 de agosto de 2021, o Mundial teve que ser transferido em um ano por conta do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A sede permanecerá a mesma, em Oregon, nos Estados Unidos.


A definição das datas foi aprovada pelo Conselho da World Athletics após uma longa discussão com organizadores dos Jogos da Commonwealth e do Campeonato Europeu de Atletismo, ambos já programados para acontecerem entre julho e agosto de 2022. Havia o medo de que um evento pudesse atrapalhar o outro, em um possível conflito de datas.

No final, tudo foi resolvido e ficou decidido que o Mundial de Atletismo antecederá os dois eventos. Os Jogos da Commonwealth acontecerão três dias após o encerramento da competição da WA, entre 27 de julho e 7 de agosto de 2022. Quatro dias depois do término do evento multi-esportivo, o Europeu de Atletismo será iniciado, sendo disputado até 21 de agosto de 2022.

Portanto, num período de seis semanas, entre 15 de julho e 21 de agosto de 2022, teremos três das maiores competições de atletismo do planeta. "Esta será uma riqueza para os fãs de atletismo de todo o mundo", disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe. 

Estádio de Eugene-2022 (Foto:Divulgação/WA)

Cerca de 70 países participam dos Jogos da Commonwealth - também conhecidos como Jogos da Comunidade Britânica -, e mais de 50 federações filiadas à WA são europeias. Os atletas da Grã-Bretanha, Gibraltar, Irlanda e Malta terão a chance de participar das três competições seguidas. 

A logística não será um grande problema, uma vez que o Mundial será disputado nos Estados Unidos, os Jogos da Commonwealth em Birmingham, na Inglaterra, e o Europeu de Atletismo em Munique, na Alemanha. A Federação dos Jogos da Commonwealth (CGF), no entanto, anunciou que o atletismo será disputado na semana final de seu evento, para que eventuais problemas de viagem não possam atrapalhar as competições.


"Foi criado um espaço em torno do Campeonato Mundial de Atletismo, para os atletas escolherem outros grandes eventos para competir. Também estávamos muito conscientes de que não queríamos prejudicar os outros grandes campeonatos em 2022, porque eles também são muito importantes para o nosso esporte", explicou Coe sobre a decisão.

"Não teríamos escolhido três grandes campeonatos consecutivos, mas isso nos dará uma oportunidade única de promover nosso esporte e suas estrelas ao redor do mundo por um período de seis semanas", completou.

Foto: Wagner do Carmo/CBAt

Nenhum comentário:

Postar um comentário