Últimas Notícias

Doping depois do adiamento das Olimpíadas pode banir atletas de Tóquio 2020 e Paris 2024, alerta AIU


A Unidade de Integridade do Atletismo (sigla em inglês AIU), alertou aos atletas, que caso ocorra a detecção de doping durante o período pós adiamento dos Jogos Olímpicos, o esportista poderá ser banido por até quatro anos, fazendo com que perca as edições das Olimpíadas em Tóquio, no ano que vem e em Paris, 2024. 

A mensagem foi divulgada pela AIU em meio as preocupações sobre o impacto da pandemia do coronavírus na luta contra o doping de atletas. Nesta semana a RUSADA anunciou a extensão da suspensão de testes devido a pandemia. 

O adiamento de Tóquio 2020 também abriu a porta para centenas de casos em que atletas estariam cumprindo a punição pelo doping durante dos Jogos Olímpicos, mas que na data reagendada (entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021), já estarão livres da pena. 

"Este assunto está além do nosso controle", afirmou a AIU ao ser questionada sobre a preocupação com esse cenário. 

A entidade comentou sobre a possibilidade de participação nos Jogos, de atletas que estariam cumprindo punição, caso não houvesse adiamento. "Segundo o Código Mundial Antidopagem, as sanções são ligadas ao tempo cumprido e não estão correlacionadas com as competições", disse a AIU. 

"Nossa preocupação continua a ser a proteção da integridade dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021, garantindo que os atletas que escolherem trapacear, sejam pegos e suspensos", finalizou a AIU.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar