Últimas Notícias

Thiago Wild é obrigado a ficar de quarentena em casa; pena é de R$30 mil


O tenista Thiago Wild está sendo investigado pela Polícia Civil do Paraná. por ter desrespeitado normas de isolamento social em prol de evitar o contágio do novo coronavírus em Marechal Cândido Rondon-PR. Ele e toda sua família foram obrigados a ficar em quarentena em sua casa, com pena de 30 mil reais por pessoa e por ocasião que sairem do lar.  Em nota ele se defendeu dizendo que tomou todas medidas de cuidado em seu trajeto pela cidade e não teve contato físico com ninguém.

A petição inicial divulgada pelo Globoesporte indica que o atleta manteve uma vida normal antes de receber o resultado positivo e saiu "inúmeras vezes, saindo de casa para frequentar locais públicos, utilizar quadra de treinamento de tênis, dividir mesmos utensílios domésticos com parentes". Marcia Regina Werner teria assinado um termo anexo no qual conta que Wild treinou com seu filho Matheus Werner Jenke, na Associação Tornado Tênis (ATT), permaencendo no clube por uma hora com outros amigos. Ainda que Thiago e Matheus teriam ficado distantes ao menos 20 metros, o Covid-19 é conhecido por permanecer em várias superfíceis por dias. Imagens de instagram também teriam mostrado ele tomando banho de piscina e dividindo tererê.

O atleta corre o risco de ser responsabilizado pelo artigo 268 do Código Penal, que pune crimes contra saúde pública, com pena de um mês a um ano, além de multa: “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.

O esportista que foi o primeiro jogador profissional de tênis a anunciar ter contraído o coronavirus sentiu febre ainda no Rio de Janeiro e enquanto esperava o resultado do exame, decidiu no dia 17 de março fazer o isolamento em sua cidade-natal próximo à família.

Wild declarou ainda quando foi  que no Paraná “não tive contato com qualquer outra pessoa, apenas necessitei ir ao cartório, onde foram tomados todos os cuidados necessários, tais como, utilização de álcool em gel e NENHUM CONTATO FÍSICO COM QUALQUER PESSOA”.

Ele ainda afirmou realizar treinos físicos e corrida diária de 15 minutos, defendendo que “não são proibidos quando tomados os devidos cuidados” e acusou redes sociais de espalharem notícias falsas afirmando que ele tinha ido a farmácias e festas.

Enquanto isso, ele recebeu o apoio de vários tenistas em seu post no Instagram, no qual divulgou o resultado do teste. Lindsey Davenport, vencedora de 6 Grand Slams (3 em simples) e da medalha de ouro nos Jogos de Atlanta-1996 parabenizou Wild por “ter tornado público” o resultado, salientando que não é fácil por ser o primeiro tenista a se expor e que “é uma importante chamada de atenção para todos os tenistas que ainda não estavam assustados com o coronavírus”. Ela ainda complementou que “acredito que ele não seja o único com coronavírus”.



Confira a nota completa de Thiago Wild


"Eu, Thiago Seyboth Wild, venho através da presente nota, esclarecer alguns fatos que se tornaram alvo de mentiras, o que gerou proporções muito maiores de pessoas desocupadas, que sequer tinham qualquer conhecimento da realidade, que divulgaram inúmeros áudios no WhatsApp e em redes sociais.

Primeiramente, quando no primeiro vídeo que postei sobre a minha situação, ao me referir que tenho levado uma “vida normal”, pretendi demonstrar que, o meu dia a dia, é como de qualquer outra pessoa em uma situação em quarentena, tomando os devidos cuidados e não expondo ninguém ao risco, diferentemente do que entenderam.

A minha vida, como atleta, tem rotinas diárias de treinamentos, resumindo-se a: acordar, me alimentar, treinar e voltar a me alimentar e novamente a treinar até o momento de repousar e iniciar tudo outra vez no dia seguinte, fato este que para mim, é uma situação normal e que apenas tem interrupções mediante torneios e férias.

Assim, quando apresentei o menor sintoma que pudesse caracterizar contágio por COVID-19, prontamente me isolei em casa e aguardei orientações médicas, isto ainda no Rio de Janeiro, dia 15/03/2020.

No dia 17/03/2020, não mais tendo a febrícula que havia apresentado (37,5°, quando o normal é entre 36,5 a 37°), em decisão conjunta com meu treinador e o médico particular que me atende no Rio de Janeiro, optei por me tratar juntamente a meus familiares, SEMPRE TOMANDO TODOS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS.

Estando em minha cidade natal, não tive contato com qualquer outra pessoa, apenas necessitei ir ao cartório, onde foram tomados todos os cuidados necessários, tais como, utilização de álcool em gel e NENHUM CONTATO FÍSICO COM QUALQUER PESSOA.

Minhas rotinas do dia a dia passaram então a ser de alguém que possui uma vida normal no seu dia a dia de estar em casa (sem treinos), porquanto pessoas que desconhecem a realidade, não sabem o quanto é difícil o cotidiano de um atleta de alto rendimento.

Os treinos físicos e a corrida diária de 15 minutos na rua não são proibidos quando tomados os devidos cuidados e, até mesmo indicados, para que a saúde mental esteja em condições de fazer com que possa ser suportada a situação. EM NENHUM DESTES TREINOS TIVE CONTATO COM OUTRAS PESSOAS.

AINDA, O TREINO DE QUADRA SEMPRE FOI REALIZADO DE FORMA ISOLADA, NÃO HAVENDO CONTATO COM QUALQUER OUTRA PESSOA.

Desta forma, NADA DAQUILO TUDO QUE FOI DITO POR CERTAS PESSOAS OPORTUNISTAS DE PLANTÃO EXPRESSA A REALIDADE. JAMAIS FIZ QUALQUER FESTA OU ESTIVE EM FARMÁCIA CONFORME DIVULGADO EM ÁUDIO FAKE. ASSIM TAMBÉM, É FALSA A AFIRMAÇÃO DE QUE ESTIVE ABRAÇANDO PESSOAS NA RUA OU NO REFERIDO ESTABELECIMENTO ANTERIORMENTE MENCIONADO, POIS, TENHO FEITO TODAS AS NORMAS DE CONDUTA DETERMINADAS.

Após o diagnóstico do exame, o qual ainda necessita de contraprova, mantive total isolamento, inclusive mantendo alimentação em pratos/talheres que não são misturados com os demais, coisa que já fazia antes do resultado e continuarei fazendo, por precaução e cuidado.

Ainda sim, conforme divulgou a Secretária de Saúde de Marechal Candido Rondon, Marciane Specht, PARA SER OBRIGATÓRIO O ISOLAMENTO, são precisos a partir de dois sintomas do Covid-19 como febre e um sintoma respiratório, o que não foi o meu caso.

As falácias contadas trouxeram aborrecimentos e humilhação para mim e minha família, por todas as mentiras inventadas e que jamais serão desfeitas, pois, pessoas que sequer me conhecem aumentam os comentários fakes, mas que ocorrem somente nesta cidade e não em âmbito nacional, onde ao invés de ser atacado, tenho recebido inúmeras mensagens de apoio, inclusive de pessoas que também não conheço, mas são mais esclarecidas do que estas pessoas que cuidam mais da vida alheia do que da própria.

Por fim, venho esclarecer que aqueles que divulgaram mentiras e áudios fakes, serão responsabilizados por suas atitudes perante a justiça".


Foto: Bola Amarela

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar