Últimas Notícias

Teste de boxeador do Pré-Olímpico Europeu dá negativo para coronavírus


Um dos três boxeadores diagnosticados com Covid-19 após o Pré-Olímpico Europeu testou negativo na contraprova, de acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ao todo, seis pessoas envolvidas no evento testaram positivo para o vírus a princípio, entre eles três boxeadores, sendo dois turcos e um croata, além de dois oficiais croatas e um membro da equipe turca.

Em uma carta enviada à Federação Europeia de Boxe (EUBC), o COI, responsável pela Força-Tarefa do Boxe, que passou a cuidar da organização do boxe olímpico após a suspensão da Federação Internacional de Boxe (AIBA) por conta dos escândalos de corrupção, contesta os números divulgados inicialmente.

De acordo com a entidade, um dos boxeadores não está infectado porque testou negativo na contraprova. Apesar da identidade do atleta não ter sido revelada, o portal insidethegames acredita que o boxeador seja da Turquia. 

"Se você ou os membros de sua equipe mantiveram contato próximo com esses indivíduos, o risco de infecção por eles é baixo, graças às verificações diárias de saúde e medidas de higiene, além de outras medidas de precaução tomadas antes, durante e no acompanhamento da competição", escreveu Kit McConnell, diretor de esportes do COI.

A questão gerou muita polêmica nos últimos dias, principalmente após o presidente da Federação Turca de Boxe, Eyup Gozgeç, fazer duras críticas ao COI, alegando que a Força-Tarefa colocou os atletas e suas famílias em risco ao organizar o evento.

“Enquanto todo mundo estava tomando medidas extremas para lidar com o vírus, estou embasbacado que a Força-Tarefa do COI e o Governo Britânico permitiram que o torneio mesmo começasse apesar de muitos de nós apresentarmos nossas preocupações e quase todos outros esportes já tinham interrompido suas competições”, disse o dirigente à imprensa local.

Em nota, a Força-Tarefa alegou que "não estava ciente de qualquer ligação entre a competição e a infecção".

A competição qualificatória, disputada na Arena Copper Box, em Londres, foi um dos últimos eventos a ser interrompido em todo mundo, no dia 17 de março. Apenas 16 atletas se classificaram para os Jogos Olímpicos, enquanto o restante da tabela ficou congelado. 

O presidente do COI já anunciou que as vagas olímpicas já conquistadas serão mantidas para 2021. No entanto, o insidethegames verificou que ao menos um membro do Comitê Executivo da AIBA acredita que os resultados dos três primeiros dias do torneio devam ser descartados.

Foto: Divulgação/EUBC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar