Últimas Notícias

Brasil conquista 14 medalhas no Sul-Americano Sub-19 de Pentatlo Moderno



A delegação brasileira que participou do Campeonato Sul-Americano Sub-19 de Pentatlo Moderno voltará do Uruguai, onde a competição foi realizada, com 14 medalhas na bagagem. Os 12 pentatletas que participaram do torneio, realizado na sexta e no sábado, 29 e 30 de novembro, em Montevidéu, conquistaram cinco ouros, três pratas e seis bronzes. Cada atleta subiu no pódio pelo menos uma vez.

O torneio aconteceu no Complejo Deportivo del Ejército e contou com nomes de cinco países (Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Peru). A competição teve disputas em todas as categorias de base da modalidade olímpica (sub-19, sub-17, sub-15, sub-13, sub-11 e sub-9). O Brasil medalhou em todas as categorias nas quais teve representante.

“Foi uma competição ímpar. Atingimos nosso objetivo do ano com essa categoria. Todos melhoraram as suas marcas e fizeram suas melhores performances. Foi excelente”, avalia o coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro, Fábio Corrêa, que chefiou a delegação. “A organização da prova também foi muito boa. Fomos muitíssimo bem acolhidos. Tivemos uma performance exuberante com um acolhimento perfeito”.

Além das 14 medalhas, a delegação brasileira no Uruguai também foi protagonista de um gesto de fair play, sendo reverenciada por isso. Na prova da natação, Marcela Mello, de 15 anos, completou os 200 metros estilo livre em 2min16s, mas a organização divulgou o tempo dela como sendo 2min12s.

“Depois que ela nadou, ficamos de olho no desempenho dos outros atletas, até que ela viu que o resultado oficial dela saiu como se ela tivesse nadado em 2min12s. Foi então que ela avisou que estava errado e comunicamos à organização”, conta Fábio. Para homenagear o belo gesto da pentatleta, a organização da competição deu a ela a faixa da chegada do laser-run.

A delegação que esteve em Uruguai também contou com os técnicos Almir Claudino, de Pernambuco, e Odenir Fonseca, de São Paulo. Dos 12 pentatletas, oito foram revelados no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. De todos eles, Matheus Nobre e Carlos Assis recebem o benefício da Bolsa Atleta do Ministério da Cidadania.

Depois do Sula Sub-19, os pentatletas brasileiros já se preparam para o Campeonato Brasileiro, que será realizado nos dias 13 e 14, no Colégio Militar do Rio.

foto:Divulgação/CBPM

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar