Últimas Notícias

Surto História - A última dança de Meligeni


Fernando Meligeni chegou ao Pan decidido que esta seria a sua última competição profissional. Aos 32 anos, o tenista que ficou famoso por sempre lutar com a mesma garra em todos os pontos do jogo, já se sentia desgastado de tantos torneios e competições: " Sempre disse que, no dia que não pudesse mais dar 110% de mim, deixaria as quadras. Essa hora finalmente chegou. Agora, quero ser um cara normal"

Em Santo Domingo, 'Fininho' ficou de 'bye' na primeira rodada e estreou na segunda contra o argentino Carlos Berlocq, vitória fácil com um duplo 6/2. Na terceira rodada ele enfrentaria Gabriel Montilla (PUR), mas o portorriquenho se contundiu no segundo jogo e Meligeni venceu por W.O.

Nas quartas de final, A vitória foi contra o americano Jeff Morrisson, 6/4 e 6/3. Já com uma medalha garantida (não tinha disputa do terceiro lugar no tênis), Meligeni derrotou Jospe das Armas (VEN) e avançou até a final, onde el enfrentaria o chileno Marcelo Ríos.

Meligeni disputaria o último jogo da carreira como a zebra. Ríos era ex-número 1 do mundo e nos cinco confrontos que os dois tiveram no circuito, foram cinco vitórias do chileno.

A final pode ser definida por uma palavra: Batalha. Jogado sob o sol de meio-dia na capital dominicana, Ríos e Meligeni lutaram ponto a ponto o jogo todo. Mas Ríos era quem vencia a partida. Venceu o primeiro set por 7/5 e vencia no segundo por 6/5 quando Meligeni buscou forças, não se entregou e conseguiu virar pra 7/6 e empatar a partida.

O terceiro set foi épico. Vimos uma batalha física e mental por cada ponto e literalmente, Meligeni jogava cada ponto como se fosse o último. E o set foi para o tie-break, pra testar todos os corações que estavam assistindo a partida. E apesar de ter aberto 5 a 1, Meligeni viu Ríos diminuir a vantagem para 6 a 5, mas o último ponto foi brasileiro, com Ríos devolvendo na rede.

A alegria foi tanta que enquanto fininho comemorava os brasileiros que estavam acompanhando o jogo pularam para quadra para abraçá-lo, quebrando todos os protocolos.  Fernando Meligeni terminou sua carreira como uma partida que foi um resumo de sua carreira. Muita luta, persistência e no fim vitória. 

Após a partida, Meligeni desabafou: "Saio de cabeça erguida e muito feliz. Tinha que acabar com a imagem de um vencedor, de um grande lutador do tênis." E em sua autobiografia "Aqui tem!Vitórias e memórias de Fernando Meligeni" lançada em 2008, ele afirmou que todo o jogador deveria ter a despedia que ele teve. Todo jogador não sabemos, mas todo grande jogador merece sem dúvida ter uma despedida tão apoteótica como fininho teve em Santo Domingo.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar