Últimas Notícias

Ana Beatriz Bucão sonha com medalha olímpica inédita para a Esgrima do Brasil


Ana Beatriz Di Rienzo Bulcão, ou simplesmente Bia Bilcão, estuda na Universidade Americana de Penn State World, buscando um diploma de bacharel em negócios. Porém, seu objetivo é ainda maior: ganhar uma medalha olímpica para o Brasil.

Bulcão, a esgrimista mais bem classificado do Brasil, espera se classificar para os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio. Ela competiu nas Olimpíadas em seu país natal, em 2016 e ficou em 31º lugar no florente individual entre as mulheres. 

Competir nas Olimpíadas ante uma multidão de brasileiro foi incrível, comentou Ana. “O grito dos fãs me deu o fogo para lutar por cada ponto”.

Agora, seu sonho é representar o Brasil em busca de uma medalha em Tóquio. 

Em janeiro, ela se mudou de sua cidade natal, em Cotia, no Brasil, para Frascati, na Itália, para treinar e iniciar o processo de qualificação para as Olimpíadas por meio de competições internacionais. Ela espera representar o Brasil e a sua universidade, Penn State, na 30ª Universíade, em Nápoles este ano.

Bulcão treina seis horas por dia de segunda a sábado - esgrima e exercícios de força, agilidade e flexibilidade e prevenção de lesões durante o dia, com noites reservadas para o trabalho escolar. Quando ela não tem uma competição no fim de semana, ela tenta usar esse tempo para estudar.

A atleta espera no futuro usar o seu diploma em negócios e a experiência como atleta internacional para abrir um clube ou centro no Brasil e, assim, ajudar a promover a esgrima, que muitas vezes só está disponível através de clubes privados e caros.

"Eu quero fazer esgrima acessível a todos", disse Ana.

Como a mãe de Bulcão exigia que ela fizesse um esporte, ela começou a esgrima aos 9 anos de idade. Os treinadores recomendaram que ela tentasse praticar handebol ou corrida, mas a agenda da escola não dava espaço para essas práticas.

Quando ela se inscreveu para as aulas de esgrima relata que “não sabia exatamente o que era. Mas uma vez que eu tentei, eu adorei"

Ana Beatriz Bulcão gosta do nível de concentração exigido pela esgrima: “Não é apenas físico - é mais mental. Você tem que criar uma estratégia ”, relatou. 

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar