Últimas Notícias

Segundo jornal, presidente do Comitê Olímpico do Japão é indiciado pela policia francesa por corrupção

De acordo com o jornal francês Le Monde, presidente do Comitê Olímpico do Japão, Tsunekazu Takeda, foi indiciado pela policia da França por corrupção e suposta compra de votos para que Tóquio vencesse a candidatura para receber os Jogos de 2020.

Takeda foi indiciado ainda em dezembro pelo procurador da Fazenda da França. Em 2016, os franceses investigaram o pagamento de 2 milhões dólares a uma empresa de consultoria chamada Black Tidings durante a candidatura de Tóquio para os Jogos de 2020, a qual a capital japonesa venceu.

A Black Tidings pertence a  Ian Tan Tong Hon, que é amigo de Papa Massata Diack, filho do senegalês Lamine Diack, ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), que teve de sair do cargo após acusações de receber dinheiro para proteger o doping da Rússia.

O japonês, de 71 anos, foi atleta do hipismo nos Jogos de 1972 e 1976 e a Kyoto News negou que tenha sido indiciado. Takeda falou que "Não fui indiciado. Não sofri nenhuma restrição e não soube de nada vindo da equipe de investigação."

"Cooperei com as investigações e tal fato é inimaginável", completou o dirigente.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) se manifestou através do comitê de ética e disse que Takeda tem a presunção de inocência ainda do seu lado.

Foto: REUTERS


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar