Últimas Notícias

IAAF garante neutralidade para 42 atletas russos em 2019

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) confirmou status neutro para 42 atletas russos em 2019.

Todos os 42 atletas receberam status neutro pelo corpo diretivo em 2018, mas foram aprovados para competir novamente este ano depois de cumprir os critérios sob um sistema recém-introduzido.

No mês passado, a IAAF emitiu diretrizes atualizadas para os russos que desejam competir como um atleta neutro autorizado (ANA).

Isso seguiu a decisão da IAAF de estender sua proibição à Federação Russa de Atletismo (RusAF) no início de dezembro.

Todos os atletas, quer estejam se inscrevendo novamente para o status ANA ou se candidatando pela primeira vez, devem seguir a nova nota de orientação e preencher um novo formulário de inscrição que a IAAF declarou ter sido "simplificado".

A saltadora de salto alto Mariya Lasitskene e o atirador Sergey Shubenkov, entre os atletas de mais alto nível, tiveram seu status aprovado.

Lasitskene venceu o salto em altura feminino nos dois últimos Campeonatos Mundiais, com o seu segundo título a chegar como atleta neutro em Londres 2017.

Tendo vencido os 110 metros com barreiras masculinas em 2015, Shubenkov garantiu uma medalha de prata como atleta neutro em Londres.

A dupla agora estará entre os 42 atletas russos que estão aptos a compppetir de forma neutra este ano, com o Campeonato Mundial de Atletismo de 2019 em Doha marcado para ser o destaque da temporada.

As candidaturas foram aprovadas pelo Conselho de Revisão de Doping da IAAF, que consiste no presidente Robert Hersh, Sylvia Barlag e Antti Pihlakoski.

A IAAF disse que sua diretoria está priorizando, sempre que possível, os pedidos de atletas que desejam competir na atual temporada de indoor com o processo ainda em andamento.

No início deste mês, a RusAF alegou que recebeu pedidos de 133 atletas, com 98 deles já tendo sido enviados à IAAF para consideração.

Após a publicação das últimas diretrizes e formulários de inscrição em dezembro de 2017, a IAAF recebeu mais de 200 inscrições para o status ANA de atletas russos.

Setenta e três foram declarados elegíveis para competir em 2018, enquanto 68 pedidos foram negados e seis tiveram seu status ANA revogado.

Várias outras solicitações foram retiradas ou foram enviadas fora do prazo.

A RusAF foi inicialmente suspensa pela IAAF em novembro de 2015, após alegações de doping patrocinado pelo Estado.

Foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar