Últimas Notícias

IAAF mantém banimento por doping da Rússia

A IAAF estendeu sua proibição à participação da Rússia em competições internacionais na terça-feira, sem clareza sobre se a suspensão pode ser derrubada antes do campeonato mundial do próximo ano no Qatar.

Mantendo uma linha mais dura do que a Agência Mundial Antidoping e o Comitê Olímpico Internacional, uma reunião do conselho da IAAF não estava preparada para traçar a linha sob o escândalo do doping e do encobrimento da Rússia.

A IAAF ainda tem duas condições restantes para a Rússia ser restabelecida. Ele quer que o país pague seus custos substanciais, incluindo custos legais, incorridos por lidar com a crise de doping da Rússia.

"Essa dívida deve ser liquidada", disse Rune Andersen, que lidera o grupo de trabalho da IAAF que lida com a Rússia. Enquanto a Rússia prometeu pagar, "precisamos receber o dinheiro".

A IAAF também está pressionando para que sua unidade antidoping tenha acesso a dados e amostras de testes de drogas de um laboratório de Moscou que possam ajudar a identificar mais atletas russos suspeitos de doping.

"Os atletas russos não podem retornar à competição internacional incondicionalmente até que tal questão seja resolvida de uma forma ou de outra", disse ele.

A postura da IAAF ganhou elogios externos. O ministro britânico de Esportes, Mims Davies, disse que enviou "uma mensagem clara de que a Rússia deve cooperar totalmente antes de voltar ao rebanho".

A Agência Antidoping dos EUA disse que a manutenção da proibição “é um lembrete refrescante de que a tomada de decisões antidoping deve sempre ser baseada em princípios. Todos nós esperamos que uma Rússia limpa retorne à comunidade esportiva internacional, mas não às custas de atletas limpos. ”

Os dados do laboratório de Moscou podem chegar à IAAF por meio da WADA, que estabeleceu um prazo final de fim de ano para recebê-la. A unidade antidoping do atletismo teria, então, que analisar as informações para satisfazer a IAAF de que "não foi adulterada", disse Andersen.

Não ficou claro quanto tempo isso levaria. O presidente da IAAF, Sebastian Coe, observou que a próxima reunião do conselho da IAAF está marcada para março. O Mundial em  Doha será disputado no final de setembro.

Em um comunicado, o presidente da Federação Russa de Atletismo, Dmitry Shlyakhtin, disse que “regular nossas dívidas financeiramente requer muito trabalho e uma consideração profunda. Precisamos elaborar vários documentos legais e discutir os arranjos de pagamento. Também estamos conversando com a IAAF sobre a possibilidade de pagar em prestações ao longo de seis meses ”.

A mídia russa informou que a dívida está em torno de US $ 2,75 milhões

Shlyakhtin também disse que fornecer à WADA acesso às amostras dos laboratórios de Moscou "obviamente levará algum tempo, nós reconhecemos isso".

A IAAF também anunciou que Budapeste sediará o campeonato mundial de 2023, a decisão já era esperada pois a capital da Hungria tinha a preferência da entidade para sediar o evento.

Foto:AP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar