Antes das competições da vela começarem, o local das disputas, a Marina da Glória, ficou marcado por diversas polêmicas e discussões à respeito da poluição da Baía da Guanabara no período pré-olímpico, sendo bastante criticada pela mídia geral e pelos atletas. Com um total de dez classes diferentes, cinco masculinas, quatro femininas e uma mista, o Brasil conseguiu uma medalha dourada com Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49erFX após uma emocionante regata da medalha. As competições da vela aconteceram do dia 8 ao dia 18 de agosto.
RS:X Masculino
Resultado







A prova de RS:X Masculina viu as duas primeiras posições do pódio se repetirem em relação à edição passada, com o holandês Dorian van Rijsselberghe dominando a prova e levando o bicampeonato olímpico. O britânico Nick Dempsey repetiu a prata de 2012, já o bronze ficou dessa vez com o francês Pierre Le Coq. O brasileiro Ricardo Santos, o Bimba, ficou na sétima posição, em sua quinta participação em olimpíadas.
Laser Masculino
Resultado







O ouro da Laser masculina, que é a prova da vela com o maior número de barcos participantes, num total de 46, ficou com o australiano Tom Burton, a prata foi para o croata Tonči Stipanović e o bronze ficou com o neo-zelandês Sam Meech. O britânico Nick Thompson, considerado favorito a medalha após o bicampeonato mundial em 2015 e 2016, ficou em 6º.
Robert Scheidt ficou perto de sua sexta medalha olímpica. Mesmo ganhando a regata da medalha, ele terminou a competição com o 4º lugar no geral.
Finn Masculino
Resultado







O britânico Giles Scott foi para a medalha da regata já com o ouro garantido para seu país. A prata ficou com o atleta da eslovênia, Vasilij Žbogar, e o bronze com o norte-americano Caleb Paine. O brasileiro Jorge Zariff, que já foi campeão mundial em 2013, ficou na quarta posição.
470 Masculino
Resultado







O ouro da 470 no masculino ficou com a dupla croata campeã mundial de 2016, Šime Fantela e Igor Marenić, já a prata ficou na mão dos vitoriosos australianos Mathew Belcher e William Ryan. Belcher havia ganhou os títulos mundiais de 2000 até 2015 nessa classe, já Ryan os de 2013 até 2015. O bronze ficou com a Grécia.
A dupla brasileira formada por Henrique Haddad e Bruno Bethlem terminou na 23º posição.
49er Masculino
Resultado







Na prova do 49er, os neo-zelandeses Peter Burling e Blair Tuke, medalhas de prata em Londres nesta prova, dessa vez saíram com a medalha dourada. A dupla da Austrália Nathan Outteridge e Iain Jensen, que eram os atuais campeões olímpicos, tiveram que se contentar com a prata. O bronze ficou com a Alemanha.
Os brasileiros Marco Grael e Gabriel Borges ficaram na 11º posição.
RS:X Feminino
Resultado







Na prova que possuía algumas fortes candidatas a medalha, quem se deu melhor foi a francesa Charline Picon, campeã mundial de 2014, levando o ouro pra casa. A prata ficou com a chinesa Chein Peina e o bronze com a russa Stefania Elfutina, campeã mundial juvenil de 2015.
A campeã olímpica de 2012, a espanhola Marina Alabau, ficou em quinto, a dois pontos do bronze. Já a britânica Bryony Shaw, vice-campeã dos mundiais de 2013, 2015 e 2016 e uma das cotadas a medalha, ficou em 9º.
A brasileira Patrícia Freitas, em sua terceira olímpiada, ficou em 8°.
Laser Radial Feminino
Resultado







Na prova da Laser Radial, a medalha dourada ficou a atleta da Holanda, Marit Bouwmeester, que após a medalha de prata em Londres, conseguiu o ouro nas águas do Rio de Janeiro. A prata ficou com Annalise Murphy, da Irlanda, e o bronze com Anne-Marie Rindom da Dinamarca.
Fernanda Decnop, do Brasil, ficou em 24º lugar.
470 Feminino
Resultado







Hannah Mills e Saskia Clark, dupla britânica, após a prata olímpica em 2012, saíram da Marina da Glória com o título de campeãs olímpicas de 2016 com 10 pontos de vantagem para a dupla medalhista de prata, as neo-zelandesas Jo Aleh e Polly Powrie, que eram as atuais campeãs olímpicas. O bronze ficou com a França.
A dupla brasileira Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, que no ciclo olímpico foram presença constante no pódio de algumas competições, terminaram em oitavo. Nos jogos de Pequim, em 2008, Fernanda conquistou a medalha de bronze, só que ao lado de Isabel Swan.
49erFX Feminino
Resultado






Quatro países diferentes chegaram na regata da medalha com chances de ouro na 49erFX (Brasil, Dinamarca, Espanha e Nova Zelândia). Após uma emocionante prova, as brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze escolheram um lado para velejar e se deram muito bem, conquistando o ouro olímpico e sendo recebidas com muita festa pelos espectadores da prova. Martine e Kahena haviam sido campeãs mundiais em 2014.
A prata ficou com as neo-zelandesas, e o bronze com as dinamarquesas.
Nacra Misto
Resultado







Na única prova mista dos jogos, os argentinos Santiago Lange e Cecilia Carranza Saroli conquistaram a medalha de ouro para seu país. Não começando bem no início das regatas, a dupla da Argentina conseguiu a reação e terminou a competição um ponto à frente do segundo colocado, a Austrália. Lange, que ganhou sua terceira medalha olímpica após dois bronzes em 2004 e 2008, precisou ser operado de um câncer de pulmão em setembro de 2015.
O bronze ficou com a Áustria. Já a dupla brasileira formada por Samuel Albrecht e Isabel Swan, terminou na 10º posição.
A surpresa ficou com a dupla francesa Billy Besson e Marie Riou, tetracampeões mundiais e favoritíssimos ao ouro, que terminaram em 6º lugar.
Foto: Reuters/ Benoit Bessier
0 Comentários