Com 26 órgãos envolvidos nas operações aeroportuárias durante os
Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Secretaria de Aviação Civil
(SAC) se apoia nas experiências recentes de sucesso em grandes eventos
para repetir o feito este ano. O evento esportivo vai movimentar um
total de 39 aeroportos, com foco em Rio de Janeiro, São Paulo, Belo
Horizonte, Manaus, Brasília e Salvador.
Em entrevista à TV NBR, o coordenador do Comitê Técnico de Operações
Especiais da SAC, Thiago Meirelles, detalhou a preparação do setor para
receber atletas, delegações e turistas durante os Jogos Olímpicos e
Paralímpicos.
“A logística e a organização para o evento começaram pouco após o
encerramento da Copa do Mundo. Obviamente estamos trazendo uma
experiência de eventos que ocorreram nos últimos. Foi elaborado um
manual de planejamento do setor de aviação civil para o Rio 2016, que
contempla diversas orientações e diretrizes para todos os agentes
envolvidos na execução da atividades aeroportuárias”, destacou
Meirelles, citando as experiências nos Jogos Pan-Americanos de 2007, a
Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de 2014.
Além do conhecimento prático adquirido, o investimento em estrutura
também tem sido fundamental para as experiências positivas recentes no
setor. De acordo com Meirelles, foram investidos mais de R$ 15,6 bilhões
em expansão da estrutura aeroportuária do Brasil nos últimos cinco
anos, valor equivalente ao período de 1995 a 2010. “Esses investimentos
tem trazido benefícios para o setor da aviação civil, como a
modernização e a implementação de novas tecnologias e gestão nos
aeroportos”, afirmou.
Durante o Rio 2016, são esperados mais de um milhão de pessoas
somente nos aeroportos do Rio de Janeiro. Para atender à demanda, o
Aeroporto do Galeão recebeu mais de R$ 2 bilhões em investimentos, que
preveem a construção de um novo terminal de passageiros, com um píer de
100 mil metros quadrados, 26 novas pontes de embarque e um novo
edifício-garagem com mais de 2.700 vagas.
“No aeroporto Santos Dumont também está havendo uma ampliação no
terminal de passageiros e reforço no sistema de ar condicionado”,
acrescentou Thiago Meirelles.
Para coordenar todos os agentes e órgãos envolvidos, será adotada a
mesma medida utilizada durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, com a
criação de uma sala de comando e controle nacional, com base no Rio de
Janeiro. “Ela vai contar com representantes de todos os órgãos da
aviação civil, que estarão reunidos num só lugar para tomar rápidas
decisões”, explicou Meirelles.
Foto: Ministério do Esporte
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