Últimas Notícias

Saltador paralímpico alemão alcança índice e quer disputar Europeu de Atletismo

 O alemão Markus Rehm, que compete com uma prótese na perna direita, conquistou no sábado a medalha de ouro no salto em distância do campeonato nacional, na cidade de Ulm, disputado por atletas convencionais. Com a marca de 8,24m, o campeão paralímpico atingiu o índice mínimo para o Campeonato Europeu, em Zurique, que será disputado entre os dias 12 e 17 de agosto. Mas para saber se poderá competir, Rehm depende da autorização da Iaaf (Federação Internacional Amadora de Atletismo). Um caso semelhante ao do sul-africano Oscar Pistorius, que precisou apelar para a Corte Arbitral do Esporte para disputar um Mundial e as Olimpíadas de Londres 2012. 

De acordo como secretário geral da Associação Europeia de Atletismo (EAA), Christian Milz, a entidade continental não tem o poder de tomar a decisão. Daí a responsabilidade ter sido repassada para Iaaf.  

- Agora é preciso agir depressa - disse Milz, que assegurou que o caso de Rehm não é comparável com o de Pistorius.

De acordo com a imprensa alemã, a EAA quer investigar se a prótese dá vantagem a Rham. Adversário e compatriota do alemão, Sebastian Bayer acredita que a prótese pode ajudar no salto. 

- As próteses parecem ser 15 centímetros mais longas do que a perna dele. Minhas pernas são do mesmo tamanho - disse Bayer, que ficou em quinto lugar na prova vencida por Rham. 

O campeão paralímpico disse que a prótese que usa é três ou quatro centímetros maior do que sua perna, e que a diferença fosse de 15 centímetros ele mancaria na corrida para o salto:

- Não acho que me dê vantagem ou desvantagem. A prótese está substituindo o que eu não tenho mais - disse. 

Rehm perdeu a perna direita em 2003, em um acidente de wakeboard. Cinco anos depois, ingressou no atletismo. Apesar disso, ele continua praticando o esporte, também com o apoio de uma prótese. 

Fonte: globoesporte.globo.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar