![]() |
Ítalo em Margaret River. Foto: Cait Miers/World Surf League |
O primeiro dia de competição em Margaret River, sétima etapa do circuito mundial de surfe, abriu com três vitórias brasileiras em chaves masculinas, uma delas em bateria com três compatriotas. O atual líder do ranking Ítalo Ferreira surfou para 14.10 e avançou a fase de 32 com triunfo sobre os australianos George Pittar e Jacob Wilcox. O brasileiro foi acompanhado na rodada de mata-mata por João Chianca, Filipe Toledo, Yago Dora, Miguel Pupo, Alejo Muniz e Samuel Pupo.
Deivid Silva e Edgarg Groggia não passaram dos dez pontos em suas baterias e vão disputar a repescagem. É improvável que ambos consigam lugar no top-22 e devem ser rebaixados ao Challenger Series, segunda divisão do circuito mundial, a ser realizado no segundo semestre do ano
A melhor nota do dia foi o 16.43 do estadunidense Cole Houshmand na bateria oito, mesma de Samuel Pupo, que somou 16.23 para passar na segunda posição. O brasileiro está ameaçado e precisa de ótima campanha na Austrália para entrar no top-22, assim evitando o corte de meia-temporada. No ao vivo, Samuca sobe três posições e vai à 26ª colocação.
Primeiro dentro da zona dos surfistas que vão seguir para a segunda parte do campeonato, João Chianca foi o melhor na bateria quatro com nota final de 16.00. Chumbinho superou Jordy Smith (RSA) e Mikey Mcdonagh (AUS). Também buscando se firmar no restante do ano, Ian Gouveia (25º) venceu bateria brasileira com Miguel Pupo (9º) e Alejo Muniz (18º). Ian anotou 13.23 contra 13.13 de Miguel - ambos avançaram direto para a rodada de 32 - e 11.44 de Alejo, que vai à repescagem.
Em bateria disputada e de alto nível, Filipe Toledo foi o segundo colocado com nota de 15.10 no heat 1. O bicampeão mundial ficou atrás do japonês Kanoa Igarashi, líder com nota de 15.80. Na terceira posição, o havaiano Imaikalani deVault somou 14.43 e foi o único sem nota dentro dos oito pontos. Fechando a lista de classificados, Yago Dora surfou para 12.73 e enviou o australiano Winter Vincent (9.40) para a fase eliminatória. Na liderança, o local Liam O'Brien somou 15.33 para vencer com tranquilidade.
A única brasileira na chave feminina, Luana Silva iniciou a etapa mais importante do ano com vitória sobre a quarta do mundo Isabelle Nichols e Sally Fitzgibbons, ambas surfistas locais. A brasileira nascida no Havaí dominou a bateria com soma de 13.77, tendo surfado menos ondas que as rivais, que não passaram dos nove pontos. Luana chega em Margaret River como a nona do mundo e precisa de campanha longíqua, pois apenas as dez primeiras ao final desta etapa avançam a segunda parte da temporada.
0 Comentários