![]() |
Foto: Queensland Goverment |
Um novo estádio de 63.000 lugares será construído em Brisbane como a peça central dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032, anunciou o governo de Queensland.
A arena multiesportiva, a ser construída na área do Victoria Park em Brisbane, sediará as cerimônias de abertura e encerramento, bem como o atletismo. Os planos farão com que o novo estádio se torne a casa de críquete de Brisbane, com o famoso estádio Gabba a ser demolido após os Jogos.
A decisão, anunciada pelo premiê de Queensland, David Crisafulli, vem após inúmeras promessas antes das eleições estaduais de 2024 de que um novo estádio não seria construído.
"Tenho que assumir isso, e assumirei. Sinto muito, é minha decisão, e eu aceito essa decisão", disse Crisafulli.
O governo brincou com planos para reconstruir o Gabba - que foi construído em 1895 e sediou 67 jogos de teste masculinos - mas esses planos foram descartados após uma revisão de 100 dias no planejamento para 2032. O críquete, que será realizado em Los Angeles em 2028 e provavelmente será mantido em 2032, pode ser jogado no Gabba antes que a arena seja demolida. "Não seria incrível ver o time australiano de críquete ganhar ouro em uma final olímpica? O canto do cisne do Gabba", disse Crisafulli.
"O Gabba está no fim de sua vida útil. Não foi bem conservado, e precisamos de um estádio para sediar esse grande show, e há uma oportunidade para um jogo legado."
O Queensland Cricket apoiou os planos, com o presidente-executivo Terry Svenson dizendo que a arena foi um "local maravilhoso", mas seus desafios foram "bem documentados".
Um novo centro aquático nacional de 25.000 lugares será construído em Spring Hill, perto do estádio principal, enquanto uma nova arena de 20.000 lugares está planejada perto da vila principal dos atletas.
O remo será realizado no Rio Fitzroy de Queensland, que é conhecido por abrigar crocodilos de água salgada, mas o governo diz que as águas são seguras. "Se é bom o suficiente para as crianças do centro de Queensland, acho que é bom o suficiente para Pierre de Paris", disse Crisafulli.
O Brisbane Queensland Tennis Centre receberá atualizações significativas para sediar eventos de tênis.
0 Comentários