Últimas Notícias

Presidente do Comitê Olímpico da Ucrânia diz que troca de cidadania da ginasta medalhista olímpico pode custar caro

Troca de cidadania da ginasta pode custar caro
Foto:Reuters/Peter Cziborra

O presidente do Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia, Vadym Gutzeit, disse esta semana que o ginasta olímpico Ilia Kovtun e seu treinador podem enfrentar consequências por mudar de nacionalidade, depois de considerar a decisão "inaceitável" em janeiro.


O medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris e sua treinadora, Iryna Horbachova, pediram a cidadania croata em janeiro passado sem comunicar sua decisão às autoridades ucranianas. A dupla vem treinando em Osijek, na Croácia, desde a invasão da Rússia e a guerra em curso em sua terra natal.


Gutzeit afirmou que o Comitê Olímpico ofereceu a Kovtun recursos para treinar tanto no país quanto no exterior, incluindo melhorias prometidas para o centro de treinamento olímpico em Koncha-Zaspa. Ele então expressou profunda preocupação com a decisão pela mensagem que envia.


"No meio da guerra, isso é especialmente doloroso. Se eles não querem permanecer ucranianos, essa é uma escolha pessoal, mas é inaceitável", disse ele em janeiro.


Agora, o chefe do NOC diz que a dupla pode enfrentar consequências em casa, pelo menos em termos de financiamento. O ginasta de Cherkasy e seu treinador foram incluídos na lista de bolsistas em 2022.
"Eles provavelmente tirarão todas as bolsas de estudo que o presidente atribuiu e depois analisarão", disse Gutzeit à Apostrophe.


O ex-assessor do Ministro da Juventude e Esportes da Ucrânia, Pavlo Bulhak, também exigiu que a dupla devolvesse o financiamento que lhes foi atribuído. O Apostrophe relatou em janeiro que Bulgak expressou sua indignação com a decisão de Kovtun de jogar pela Croácia em sua conta de mídia social.


"De acordo com estimativas da Ukrsportbase, somente nos últimos dois anos, Kovtun e seu treinador receberam UAH 8,5 milhões (€ 187.229) em prêmios em dinheiro às custas dos contribuintes ucranianos. E depois há salários, bolsas de estudo e taxas pagas. Se você decidiu finalmente despejar, devolva o que a Ucrânia lhe deu em tempos tão difíceis, sangrando profusamente, e se apresente para o inferno", observou Bulgak.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar