Últimas Notícias

Campeões!! Giovanni Vianna e Gui Khury são os campeões masculinos do STU Pro Tour Porto Alegre

No fechamento da etapa inaugural do STU Pro Tour 2025, em Porto Alegre (RS), Giovanni Vianna e Gui Khury conquistaram os títulos masculino do street e park, respectivamente. Nesse domingo (23), o Brasil subiu três vezes no pódio entre os homens. Além disso, o skate brasileiro teve Rayssa Leal campeã e Yndiara Asp medalhista de prata, em provas realizadas mais cedo.

Giovanni Vianna foi campeão do street com volta + manobra somando 88.80, o skatista já seria vencedor com a segunda melhor nota de 86.27. Com bom ritmo, Carlos Ribeiro se juntou a Vianna no pódio com o vice-campeonato ao atingar a marca de 85.97. Já Gui Khury arrancou volta excelente de 91.00 na penúltima chance para levantar a taça do park.

Foto: Julio Detefon/STU

As finais masculinas do STU Pro Tour de Porto Alegre, etapa que inaugura a primeira de cinco paradas da nova liga internacional de skate, pegaram fogo com altas manobras e campeões sendo decididos nas últimas voltas.

No street, Giovanni Vianna confirmou o favoritismo e levou o título da prova sem deixar sobras, tendo o compatriota Carlos Ribeiro em segundo e o peruano Angelo Caro em terceiro. Já na prova do park, Gui Khury venceu grandes atuações de Tate Carew (EUA), Alessando Mazzara (ITA), segundo e terceiro, respectivamente, e do compatriota Luigi Cini, quarto colocado por apenas 0.48.

A conclusão do STU Pro Tour inicia a nova era do skate mundial, o torneio encerra com seis pódios brasileiros nas principais provas do torneio. Nesse domingo (23), o Brasil reafirmou a união do esporte com a comunidade ao abrir a temporada junto ao público gaúcho. No ano passado, o Rio Grande do Sul foi vítima de enchentes letais e ainda se recupera da destruição causada pelo desastre natural.

Street masculino

O triunfo de Giovanni Vianna é o prelúdio da temporada positiva que o skatista busca. Com atuação sólida no torneio inteiro, o paulista de Santo André abriu a final do street na segunda posição, mas garantiu o título ainda na segunda volta, com volta de 70.26 e best trick de 16.00, somando 86.27. A nota já seria suficiente, pois o vice-campeão Carlos Ribeiro alcançou 85.97 na melhor tentativa.

Mesmo assim, Vianna aumentou o ritmo e fez volta para cravar a conquista do Pro Tour gaúcho ao somar 70.354 + 18.267, fechando a decisão em 88.80. Na terceira posição, o peruano Angelo Caro, único estrangeiro entre os seis finalistas, impediu pódio brasileiro. O atleta andino recebeu nota de 79.30 ainda na primeira oportunidade e selou o bronze.

Fora do pódio, Wallace Gabriel (76.24), Ivan Monteiro (70.68) e Bruno Silva (65.98) não furaram a barreira dos 79 pontos e fecham a etapa porto-alegrense entre os seis melhores.

Park masculino

O curitibano Giu Khury foi o grande campeão do park masculino com nota de 91.00. Disputado até o último momento como o evento feminino, realizado mais cedo nesse domingo, a prova dos homens se diferenciou por ter muitas quedas com os skatistas explorando limites para buscar o título. Ao todo, 24 voltas não passaram dos 50 pontos, quando se tem a queda e a pontuação da tentativa é prejudicada.

A prova começou com o estadunidense Tate Carew dominando com nota de 89.00 na primeira volta. Sem conseguir aumentar o sarrafo ao somar quedas a voltas de menor expressão, Tate secou os rivais para se manter líder, mas Khury fez a torcida vibrar com virada nos últimos minutos.

Foto: Julio Detefon/STU

O "jam session", formato de prova com dois intervalos de 20 minutos, favorece os skatistas por dar mais chances de obter a nota ideal. Nessa final, foram seis oportunidades para cada atleta. Gui Khury obteve notas boas nas chances iniciais, mas ao final da prova, ficaria apenas na quinta posição.

A maré mudou na quinta volta, o campeão mundial de skate vertical em 2023 tirou tudo que pode da pista, arrancou aéreos longos e pulou para a liderança com nota de 91.00. Com o fim do tempo, o brasileiro foi comemorar a boa atuação com demais skatistas presentes na torcida. 

O italiano Alessandro Mazzara também ficou perto do título, com parcial única de 84.00 na volta inicial e série de quedas, o europeu recuperou o ritmo e recebeu 88.47 pontos na sexta e última oportunidade, terminando a sessão apenas 0.53 atrás de Tate. O brasileiro Luigi Cini ficou fora do pódio, mas praticamente garantido na quarta colocação, buscou volta alta e somou 88.00 para encerrar a campanha perto dos líderes.

Na parte final da tabela, os brasileiros Kalani Konig e Pedro Barros tiveram quedas e desempenho abaix dos demais, enquanto Konig teve a melhor volta de 82.92, Barros não conseguiu concluir as tentativas e encerrou a disputa com 50.00.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar