A fadinha Rayssa Leal venceu a final do street feminino STU Pro Tour Porto Alegre com nota de 81.57. A brasileira dominou a prova com vantagem de 17 pontos para a vice Daniela Terol, da Espanha. No terceiro lugar, a gaúcha Maria Lúcia somou 51.24 e garantiu o bronze em casa. Ainda nesse domingo (23), a espanhola Naila Laso foi a campeã do park feminino com marca de 90.67, com a brasileira Yndiara Asp sendo vice-campeã. A etapa gaúcha do nova liga mundial de skate abre a temporada com brasileiras em destaque.
![]() |
Foto: Julio Detefon/STU |
O STU Pro Tour Porto Alegre abriu o dia de finais com pódios recheados de brasileiras, ao todo três brasileiras - Rayssa Leal e Maria Lucia (street) e Yndiara Asp (park) - medalharam nas finais femininas do torneio gaúcho. Enquanto a fadinha teve mais tranquilidade para vencer no street, o park contou com alto nível de skate durante os 40 minutos de prova.
Mais tarde, as provas masculinas de street e park fecham a programação do Pro Tour gaúcho. No próximo fim de semana, entre os dias 29 e 30 de março, o STU realiza as provas de Vert e Mini Ramp. A nova liga internacional de skate também desembarca em São Paulo, Rio de Janeiro, Portugal (Cascais) e local não definido para o super final.
Street feminino
Sem surpresas na liderança, o street feminino iniciou os trabalhos com título da favorita Rayssa Leal e bronze de Maria Lucia, atleta local. A fadinha dominou a prova e não teve dificuldades para triunfar no torneio. O destaque da decisão foi Maria, a gaúcha fez prova excelente e superou a veterana Gabi Mazetto para garantir o terceiro lugar geral. Kemily Suara foi a última brasileira na sexta posição.
A vitória em Porto Alegre simbolizou o início de uma maratona para Rayssa Leal. A etapa gaúcha abre temporada longa que deve contar com mais quatro etapas do STU, além de compromissos na Street League Skateboarding (SLS), World Skate Tour (WST) e Mundial de street. A maranhense é líder do ranking mundial e entra como favorita em todas as competições.
Park feminino
O park feminino teve disputas de pegar fogo, todas as seis skatistas da decisão furaram a barreira dos 80 pontos. Com formato de "jam session", a final contou com duas sessões de 20 minutos e cinco voltas para cada atleta. A espanhola Naisa Laso se tornou a campeã com volta excelente de 90.67. A catarinense Yndiara Asp se arriscou e garantiu nota de 85.00 para ganhar a medalha de prata.
A medalha de bronze foi vencida pela japonesa Mizugo Hasegawa com a nota de 84.51. Nas posições restantes da tabela, Dora Varella foi quarta com 84.27, Fernanda Tonissi fechou na quinta posição com nota de 84.00 e Raicca Ventura, atual campeã mundial, foi a última colocada com a marca de 80.67.
Em final de alto nível, as skatistas aproveitaram os 40 minutos de prova - divididos por cinco minutos de descanso - com performances excelentes sobre o forte sol porto-alegrense. A campeã Naisa Laso começou mais tímida e não furou os 80 pontos na primeira volta, além de zerar nas duas seguintes. Já na segunda parte do jam, Naisa anotou voltas de 86.67, já suficiente para o título, e alcançou 90 pontos na última chance.
Yndiara Asp fez o inverso, a florianopolitana abriu a final com drop de 85.00 e não conseguiu aumentar a nota. A skatista buscou se arriscar e ultrapassar Laso, mas sofreu quedas e não confirmou as voltas. Apesar disso, foi vice-campeã e fecha o Pro Tour com campanha positiva. A japonesa Mizugo Hasegawa lembrou os brasileiros que o Japão não é bobo. Mizugo apenas somou duas notas altas 83.00 no início e a volta de bronze - 84.51- no final da bateria, deixando Dora Varella fora do pódio.
As paulistas Dora Varella e Fernanda Tonissi ficaram perto do pódio, com provas fortes e consistentes, o talento de Hasegawa foi superior na final. Dora ficou apenas 0.24 atrás de Mizugo e foi ultrapassada na parte final da prova. Já Tonissi fez prova mais arriscada e não teve sequência de notas altas, obtendo a melhor nota de 84.00 na terceira tentativa.
Raicca Ventura foi última colocada com 80.67, a campeã mundial não se encontrou na pista, buscou alternativas e, mesmo mostrando que tem ritmo para buscar mais título na temporada, perdeu o skate e não conseguiu alcançar as rivais.
0 Comentários